Click! Planejamento Criativo

Diretora: Profª. Drª Anny Baggiotto
Coordenador: Prof. Gilberto Giustina

O CURSO
O curso apresenta um painel contemporâneo sobre o universo do planejamento criativo em comunicação.
Através do debate de seus diferentes conceitos, possibilita um melhor entendimento de suas ferramentas,
focando principalmente no exercício prático de seus papéis. Aplica técnicas utilizadas em todo o mundo e
gera massa crítica de debate sobre seus resultados.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes de comunicação e planejadores juniores.
______________________________________________________________________

INÍCIO DAS AULAS: 19 de maio de 2012
DIA DA SEMANA: sábado
HORÁRIO: das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h
DURAÇÃO: 16 encontros
CARGA HORÁRIA: 96 horas/aula

INVESTIMENTO
– Pagamento total à vista com 5% de desconto;
– Cartão de crédito: 8x de R$ 593,75 (matrícula + 7 parcelas);
– Cheque: 7x R$ 678,58 (matrícula + 6 parcelas).

LOCAL DAS AULAS
Rua Guilherme Schell, 268 (próximo à Av. Prof. Oscar Pereira)
Bairro Santo Antônio – Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3218-1400 / E-mail: centralinfo-rs@espm.br
Estacionamento Safe Park

INSCRIÇÃO
Clique aqui para fazer sua inscrição (ou acesse www.espm.br (Unidade ESPM-Sul > Cursos > Escola de Criação > Conheça os cursos da Escola de Criação).

*DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
– Cópia simples de RG e CPF;
– Foto 3×4.
*Inserir via upload no ato da matrícula ou entregar na Secretaria Acadêmica da ESPM-Sul até o primeiro dia de aula.

CERTIFICAÇÃO
A ESPM-Sul fornecerá certificado em nível de extensão ao aluno que atender a todos os critérios de aprovação estabelecidos pelo programa do curso, vinculado à frequência de 75% (setenta e cinco por cento de presença nas aulas) e à quitação de todas as mensalidades.

CALENDÁRIO
O calendário do curso pode ser solicitado através do e-mail centralinfo-rs@espm.br.

______________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO

Encontro 1
Planejamento 360o
– Workshop Momento Zero: as percepções dos participantes sobre planejamento e as expectativas do curso –
dinâmicas projetivas de técnica qualitativa, debate e análise.
– Conceitos de planejamento – a evolução do conceito e do papel do planejamento até o momento atual.
– Painel sobre o planejamento hoje – missão, papéis e interrelações.

Encontro 2
Briefing
– Conceito do brief, seu papel no processo de comunicação mercadológica.
– Técnicas criativas de dissecar, entender e resolver problemas. Exercícios práticos.

Encontro 3
Modelos
– Aplicação do pensamento criativo em planejamento para diferentes situações.
– Diferentes formas de abordar, aplicar e entregar soluções em planejamento.
– Exercícios práticos de aplicação em aula, a partir de cases reais.

Encontro 4 (também encontros 6, 11 e 14)
Projeto Especial
– Disciplina em formato de oficinas, com foco na compreensão de um briefing definido e a criação de um
planejamento criativo, com acompanhamento de professores especializados.

Encontro 5
Insights do Consumidor
– Formas de compreender melhor o mercado através de investigação por métodos qualitativos e quantitativos.
– Novas tendências em geração de insights a partir do consumidor – técnicas, formas de execução e análise.

Encontro 7
Processo Criativo
– Criatividade como técnica – as fases do processo criativo, bloqueios e desbloqueios, a prática de pensar
criativamente. Fontes e formas de inspiração.
– Papel da criatividade na vida como um todo.

Encontro 8
Posicionamento de Marca
– Processo estratégico – o uso do brief, da pesquisa e da criatividade a serviço de soluções mercadológicas.
– Análise e geração de insights a serviço da comunicação.

Encontro 9
Bônus Track
– Disciplina-coringa do programa, buscando uma completa sintonia com o momento em que o curso acontece.
Aborda o que estiver mais atual e efervescente em termos de conhecimento.
– Professor e conteúdo definidos em maio, a partir da análise de temas de alta relevância imediata no mercado.

Encontro 10
Branding
– Construção de marcas – criação de experiências entre pessoas, empresas, produtos, serviços e ideias.
– Papel do planejamento em todo esse processo.

Encontro 12
Postura e Atitude
– Abordagem prática sobre posturas e atitudes para melhorar confiança e convicção.
– Uso da linguagem corporal e recursos mentais para tornar-se mais expressivo.

Encontro 13
Storytelling: síntese e apresentação de ideias
– As bases de uma boa apresentação (escrita e oral).
– Formas de otimizar a defesa dos caminhos do planejamento através das técnicas de contar histórias.
Pecha!Click
– Oficina de apresentação de ideias valorizando criatividade e capacidade de exposição.
– Evento em bar fechado, com palco, telão e tema para abordagem-relâmpago dos alunos.

Encontro 15
Apresentação de projetos
– Apresentação para um grupo de profissionais do mercado voltados a planejamento e criação.
– Feedback de mercado, real e imediato a partir de critérios técnicos, mas sem intenção de reprovação.
– Novidade: seleção de um dos projetos para participar da etapa final do curso Criação (módulo: Creative
Coaching).

Encontro 16
Click!Papo
– Encontro final em formato de seminário, com convidados de mercado abordando suas experiências em
planejamento. São convidados, também, como audiência, representantes do Grupo de Planejamento do RS,
enriquecendo o debate e o networking.

______________________________________________________________________

Clique  aqui para fazer sua inscrição.

Gostou? Compartilhe: