Criação

Diretora: Profª. Drª Anny Baggiotto
Coordenador: Prof. Alessandro Jacoby

O CURSO
Um curso destinado a quem quer explorar o processo criativo e passar por todos os passos da concepção da
ideia publicitária. O que é? Para quem? Com quem? Como? De que forma a ideia acontece e se torna
memorável para as pessoas. O programa divide-se em duas partes: a criação da ideia e a execução da ideia. Ao final ocorre o Creative Coaching, onde os alunos são orientados por um grupo de professores a produzirem as soluções criativas, a partir de briefings reais passados por profissionais do mercado publicitário. Marcas que participaram do Creative Coaching: Grupo Pão de Açúcar, Sundown, Fox Channel – America Latina, Olympikus, Levi’s, Orloff, Nike e Renault.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes e profissionais de comunicação e design que atuam ou desejam atuar na área de Criação, como
diretores de arte ou redatores em agências de publicidade.
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INÍCIO DAS AULAS: 05 de maio 2012
DIA DA SEMANA: sábado
HORÁRIO: das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h
DURAÇÃO: 25 encontros
CARGA HORÁRIA: 150 horas-aula

INVESTIMENTO
– Pagamento total à vista com 5% de desconto;
– Cartão de crédito: 10x de R$ 526,00 (matrícula + 9 parcelas);
– Cheque: 9x R$ 584,45 (matrícula + 8 parcelas).

LOCAL DAS AULAS
Rua Guilherme Schell, 268 (próximo à Av. Prof. Oscar Pereira)
Bairro Santo Antônio – Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3218-1400 / E-mail: centralinfo-rs@espm.br
Estacionamento Safe Park

INSCRIÇÃO
Clique aqui para fazer sua inscrição (ou acesse www.espm.br (Unidade ESPM-Sul > Cursos > Escola de Criação > Conheça os cursos da Escola de Criação).

*DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
– Cópia simples de RG e CPF;
– Foto 3×4.
*Inserir via upload no ato da matrícula ou entregar na Secretaria Acadêmica da ESPM-Sul até o primeiro dia de aula.

CERTIFICAÇÃO
A ESPM-Sul fornecerá certificado em nível de extensão ao aluno que atender a todos os critérios de aprovação estabelecidos pelo programa do curso, vinculado à freqüência de 75% (setenta e cinco por cento de presença nas aulas) e à quitação de todas as mensalidades.

CALENDÁRIO
O calendário do curso pode ser solicitado através do e-mail centralinfo-rs@espm.br.
Acesse as notícias e os destaques da Escola de Criação.
Site: http://industriacriativa.espm.br/ic
Twitter: http://twitter.com/escoladecriacao
Observação: este curso não possui pré-requisitos obrigatórios.

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PROGRAMAÇÃO

FASE I – Criação da ideia
(Des)Criação – 2 encontros
Criar com embasamento engessa a criação?
– Esse módulo ensina que não. Aliás, ele desconstrói essa ideia.
– O objetivo é entender o comportamento do público-alvo para focar a criação publicitária. Uma ideia não é
nada se não for direcionada a alguém.
– Estratégias e táticas de abordagem para embasamento e geração de insights criativos.

Processo Criativo I – 2 encontros
De onde vem a ideia?
– O que é ideia? O que é brain? Como acontece o processo criativo? Como gerar insights novos? Concepção de foco e de brain.

*Criação I – 3 encontros
*Módulo ministrado por uma dupla de criativos: Redator +Diretor de Arte
Como se escreve a ideia?
– Se usa “pra” ou “para”? Um título pode ter a palavra “não”? Mitos e verdades sobre redação publicitária.
Como se mostra a ideia?
– Pesos, espaços, cores, assinatura, fontes, hierarquia da informação, personalidade, simplicidade. Mitos e
verdades sobre direção de arte publicitária.
– Nesse módulo a ideia já começa a tomar forma.

Processo Criativo II – 3 encontros
De onde continua vindo a ideia?
– Mais ideia. Aqui o brain é explorado ainda mais. Volume de insights. Quantidade x Qualidade.

*Criação II – 4 encontros
*Módulo ministrado por uma dupla de criativos: Redator +Diretor de Arte
Como a ideia evolui?
– O texto e a ideia mais evoluídos. Mais ênfase no texto publicitário. Continuação de Criação I (Como se escreve a ideia?).
Como evolui o layout e a ideia?
– O layout e a ideia mais evoluídos. Continuação de Criação I (Como se mostra a ideia?).
Defesa da Ideia – 2 encontros
Como se vende a Ideia?
– Uma ideia pode morrer se não for bem vendida. Foco, organização mental, modelos e técnicas de
apresentação, lógica e pertinência. Credibilidade e argumentação.

FASE II – Execução da Ideia
Criação III – 2 encontros
– Ideia x Redação
– Foco total no texto.
– Ideia x Direção de Arte
– Foco total no layout.
Creative Coaching – 7 encontros
Qual é a melhor ideia?
– Nesse módulo o foco é produzir as melhores peças criadas durante a Fase I do curso. Duas duplas de
professores (profissionais atuantes do mercado publicitário) orientarão os alunos para que a ideia vire
realidade. Briefings reais do mercado serão lançados para criação de novas soluções criativas.

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Clique  aqui para fazer sua inscrição.

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