Storytelling e transmídia para marcas: ferramentas para envolver e vender

Diretora: Profª. Drª Anny Baggiotto
Coordenador: Prof. Me. Sheron Neves

O CURSO
O curso proporciona uma visão ampla sobre as oportunidades que surgem com as novas ferramentas disponíveis na atual cultura da convergência, em especial a aplicação do storytelling e da narrativa transmídia para a construção do universo da marca. Serão apresentadas as teorias e discussões contemporâneas sobre o tema, além de tópicos complementares como o branded content, o brand fiction, o novo consumidor hiperconectado e a cultura de fãs. O curso contará ainda com aulas ministradas por especialistas do mercado corporativo e acadêmico. Ao término, os alunos terão acumulado conhecimento teórico e prático sobre os temas propostos, através de aulas expositivas, estudos de casos (Intel, Toshiba, Coca-Cola, Nokia, Audi, Lost) e atividades práticas, incluindo o desenvolvimento de um projeto de transmídia storytelling para uma marca a ser definida.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes e profissionais de comunicação, cinema, artes cênicas e áreas afins. Profissionais e estudantes que atuam (ou pretendem atuar) em agências de comunicação; departamentos de marketing; agências de comunicação digital e web content; relações públicas e assessoria de imprensa; produtoras de vídeo; institutos de pesquisa; veículos de comunicação.

______________________________________________________________________

INÍCIO DAS AULAS: 05 de maio de 2012
DIA DA SEMANA: sábado
HORÁRIO: das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h
DURAÇÃO: 8 encontros
CARGA HORÁRIA: 48 horas/aula

INVESTIMENTO

– Pagamento total à vista com 5% de desconto;
– Cartão de crédito: 4x de R$ 420,00 (matrícula + 3 parcelas);
– Cheque: 3x R$ 560,00 (matrícula + 2 parcelas).

LOCAL DAS AULAS

Rua Guilherme Schell, 268 (próximo à Av. Prof. Oscar Pereira)
Bairro Santo Antônio – Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3218-1400 / E-mail: centralinfo-rs@espm.br
Estacionamento Safe Park

INSCRIÇÃO
Clique aqui para fazer sua inscrição (ou acesse www.espm.br (Unidade ESPM-Sul > Cursos > Escola de Criação > Conheça os cursos da Escola de Criação).

**DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

– Cópia simples de RG e CPF;
– Foto 3×4.
**Inserir via upload no ato da matrícula ou entregar na Secretaria Acadêmica da ESPM-Sul até o primeiro dia de aula.

CERTIFICAÇÃO
A ESPM-Sul fornecerá certificado em nível de extensão ao aluno que atender a todos os critérios de aprovação estabelecidos pelo programa do curso, vinculado à frequência de 75% (setenta e cinco por cento de presença nas aulas) e à quitação de todas as mensalidades.

CALENDÁRIO

O calendário do curso pode ser solicitado através do e-mail centralinfo-rs@espm.br.
______________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO

Encontro 1

– Objetivos e contrato pedagógico
– Panorama geral do curso
– Afinal, o que é storytelling?
– A importância do storytellling desde o início dos tempos
– O que podemos aprender com o cinema e as séries de TV?
– O poder do brand fiction e as oportunidades para os anunciantes
– Como as novas tecnologias mudaram o consumo de conteúdo
– O “show do eu”: o consumidor é o protagonista

Encontro 2

– A narrativa transmídia
– A criação de universos ficcionais
– Contando histórias em múltiplas plataformas
– Convergência e interatividade
– ARGs (Alternative Reality Games)
– Estudos de cases

Encontro 3

– Consumo e fanatismo: entendendo os “fansumers”
– A cultura dos fãs: muito além do botão “curtir”
– Divers, dippers e skimmers: como engajar cada um dos grupos
– Afinal, quem tem o controle da marca?
– A cultura colaborativa: compartilhando o processo de criação com o público
– Estudos de cases

Encontro 4

– O consumidor multitarefas e multi-tela: a questão do baixo attention span
– Consumidores ou participantes?
– Como as marcas têm se aproximado da cultura pop
– A cultura da imersão: o consumidor mergulha na história
– Como fica o planejamento da minha comunicação?
– Quem são os principais aliados dos anunciantes e agências nesta nova realidade de mercado?
– Os novos mercados de trabalho surgem com estas mudanças

Encontro 5

– A criação de universos, histórias e personagens
– A história certa para o público certo
– Como envolver sem apelar para clichês publicitários
– O período da tarde será reservado para os projetos de conclusão

Encontro 6

– Quando usar o branded content
– O problema do merchandising e da interrupção do fluxo narrativo
– Webséries, twitertaiment e experiências sociais no Facebook
– O antigo conflito entre arte e mensagem publicitária
– TV social e connected viewing: como anunciar nesta nova era televisiva
– A gamificação da TV: GetGlue e outros apps baseados apoiados no compartilhamento e recompensa
– Os novos índices de audiência e as novas métricas de participação
– O período da tarde será reservado para os projetos de conclusão

Encontro 7

– Gamificação da cultura
– Social games
– Aplicativos, ações online e virais
– Estudos de cases
– O período da tarde será reservado para finalização dos projetos de conclusão
* Aula com Rafael Rodrigues

Encontro 8

– Apresentação dos projetos de conclusão
– Considerações finais e encerramento
______________________________________________________________________

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Gostou? Compartilhe: