Arte e skate para celebrar a amizade

antesdonada

Na década de 1980, os skatistas de Porto Alegre tinham um local de encontro: o Parque Marinha do Brasil. Nos finais de semanas, praticantes do esporte se reuniam para trocar informações, tentar novas manobras e ocupar novos espaços. Muitas vezes, o trajeto era estendido até a Praça da Matriz, área que também concentrava adeptos do skate.

Numa época em que a informação circulava através de fanzines e revistas, já que não existia a internet. Um período em que não havia interesse por parte da mídia e de grandes anunciantes nesse lifestyle diferenciado, na cultura de rua, nas manifestações urbanas que envolviam shows de músicas independentes e skate. “Nosso comportamento provocava a sociedade, éramos mal interpretados. Mas, essa mesma postura que era pouco aceita, foi responsável pelo desenvolvimento das nossas personalidades”, explica o artista Luis Flavio Trampo, que é reconhecido pelo trabalho que desenvolve com o graffiti nas ruas e em diversos projetos sociais.

Foi em 1986 que ele conheceu Onairo Correa que, na época, trabalhava como roadie de bandas de músicos consagrados. A dupla se encontrava na loja de artigos de skate Panda & Monio, até hoje fica localizada na Galeria 5ª Avenida Center, no bairro Independência. De lá, partiam para a Avenida Osvaldo Aranha, ponto de encontro alternativo dos jovens de Porto Alegre. A prática do skate era muito presente no cotidiano dos dois amigos que, com o tempo, optaram por rumos diferentes. Trampo deixou de atuar em um escritório de contabilidade para dedicar-se ao graffiti e arte-educação com crianças e adolescentes de periferia. Já Onairo, passou a trabalhar com cinema, integrando até hoje a equipe da Zeppelin Filmes.

Para celebrar as mais de duas décadas de amizades e relembrar este período, Trampo e Onairo organizaram o encontro intitulado “Antes do Nada”, que remete à época em que ser skatista era adotar um estilo de vida pouco aceito e compreendido. “Hoje, somos sobreviventes de uma época de excessos e de muita diversão”, resume Trampo.

Na mostra, que se inaugura no dia 19 de dezembro, serão expostos shapes de skate de modelos antigos reciclados, reaproveitados através dos novos cortes realizados por Onairo. As pinturas das peças e da galeria da A Virgem Bar (Rua Olavo Bilac, 251) recebem a assinatura de Trampo. Na ocasião, também serão distribuídos fanzines confeccionados por Silvana Mello, além de adesivos e cartazes, que contam com arte gráfica de Andrio Catilio. A mostra “Antes do Nada” fica em exibição até o dia 19 de janeiro.

Serviço
“Antes do Nada”, encontro que celebra 27 anos de amizade entre Luis Flavio Trampo e Onairo Correa
De 19 de dezembro à 19 de janeiro, na A Virgem Bar (Rua Olavo Bilac, 251- Cidade Baixa)
Informações: (51) 3085-9090
Entrada Franca
Horário de visitação: diariamente, a partir das 19h.

Gostou? Compartilhe: