Chega ao fim a 1ª edição do curso Storytelling e Transmídia para Marcas

1. CURSO STORYTELLING TRANSMIDIA ESPM SUL

*Por Sheron Neves, colunista da Escola de Criação e professora do Storytelling e Transmídia para Marcas

“JUMP!” convidava o cartaz no chão da sala, no último dia de aula. A imagem improvisada de uma toca de coelho tinha sido preparada especialmente por um dos grupos apresentando o trabalho de conclusão do curso Storytelling e Transmídia para Marcas.

E foi isso que fizemos nestas oito semanas. Mergulhamos. Não só os alunos, mas também eu, como coordenadora do curso, e a Escola de Criação, que enxergou o potencial e investiu no primeiro curso sobre o tema na ESPM gaúcha.

Durante o curso, suspendemos nossa descrença e acompanhamos o sumiço de carros da Audi e de obras de arte da Coca-Cola. Discutimos histórias de sequestros contadas pela Toshiba, de atores de Hollywood trabalhando na Ikea, e de jogos da Sega causando estranhos comportamentos nos usuários. Assistimos duas garrafas de leite se apaixonarem, nossas contas no Facebook serem hackeadas e personagens fictícios invadindo a vida real.

O feedback foi daqueles que têm o poder de fazer o dia – o mês, o ano – de qualquer professor. “Superou expectativas”. “Abriu meus horizontes”. E o meu favorito: “Agora não tem mais volta. Mudou minha forma de pensar comunicação para sempre”. Aos meus queridos alunos devolvo os comentários. O grupo superou as expectativas desde o nível de envolvimento até a qualidade do trabalho de conclusão (que estará em breve disponível no Slideshare).

O mesmo vale para os professores João Massarolo, Gilberto Giustina, Marcelo Carneiro da Cunha e Rafael Rodriges, que entenderam a proposta e foram ainda mais além, e para a Anny Baggiotto e Luana Flores, sem as quais o curso não teria acontecido. Um imenso obrigada a todos.

E aguardem que a segunda edição do curso já está no forno.

Gostou? Compartilhe: