Festival Camel Bikaner, o festival onde dromedários e camelos são protagonistas

camelo5

Quem disse que “tosa artística” só acontece em petshops?
Todos os anos, a cidade do deserto de Bikaner, no estado indiano do Rajastão, é palco de um dos eventos mais coloridos do mundo: o Festival Camel Bikaner. E os grandes protagonistas são camelos e dromedários.

Ao contrário do que a gente imagina inicialmente, eles não são utilizados somente como meio de transporte.
Existem certas manifestações culturais em que o talento artístico destes animais são postos à prova e se baseiam em utilizar a beleza e a performance dos mesmos.

Bikaner é a cidade que concentra uma das maiores fazendas de reprodução de dromedários e camelos de toda a Ásia, o que explica um festival dedicado a estes animais na região. O popular evento acontece durante dois dias de janeiro, e atrai criadores de camelos de todo Rajastão, além de turistas e curiosos de todo o mundo.

A competição de “tosa” artística é mais complexa do que parece: a arte demora cerca de três anos para ficar pronta. Os primeiros dois servem para deixar a pelagem crescer, para que o relevo gerado pela tosa fique bem aparente. Importante: nesta prática, não é utilizada nenhuma ferramenta que possa causar queimaduras na pele do animal. O efeito estético é gerado somente com corte e secagem.
Confira as fotos:

Gostou? Compartilhe: