Frase

Imagem do projeto “Preciso querer menos”, do designer Erin Hanson

* Por Zico Farina, redator na DM9 e professor da Escola de Criação

Hoje de manhã o Siqueira me falou uma frase, que disse ser do Versolato, e que a gente ficou pensando em como é verdadeira: “Que bom que é difícil.”

Na natureza humana, preservamos nossas áreas de conforto ao máximo, e ser fácil parece ser o bom. Na verdade não é bem assim. Salvo se você é um herdeiro de um bilionário da indústria do petróleo e realmente só precisa pensar em melhorar a zona de conforto. Isso vale para poucos.

Ser difícil significa que não é muito fácil. Se não é fácil, muita gente desiste. Se for um pouco mais difícil, ficamos com o 1/3 que continua tentando, se der uma dificuldadezinha no meio do caminho restam 2 ou 3. Viu como é bom quando é difícil?

Se fosse fácil, todos fariam. Todos resolveriam. Todos saberiam o caminho. Todos os salários seriam iguais. E uma sociedade sem desafios não se mexe. Não vai a lugar nenhum. Não evolui.

Toda vez que você enfrentar um problema, torça para não ser fácil. Porque se alguém der um problema fácil para você, é porque no mínimo ele acha que você não tem capacidade para algo maior. E isso é a coisa mais desestimulante do mundo.

Eu fico grato a todos os problemas cabeludos, a todas as grandes roubadas, a todas as espetaculares faltas de prazo que tive na minha vida e que pude mostrar para mim mesmo que seria capaz de resolver. Espero ser digno de problemas maiores.

Sempre que você tiver alguma problema, torça para ele ser difícil. Você merece.

Gostou? Compartilhe: