Giba Assis Brasil comanda aula do Curso de Pós-Produção: Módulo Montagem

Giba-Assis-Brasil

E tem montador de peso ministrando a aula deste sábado no Curso de Pós-Produção Audiovisual!
Com um currículo de peso, formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFRGS, Giba é montador e roteirista de cinema e televisão. É membro da Casa de Cinema de Porto Alegre desde sua fundação, em 1987, e professor do curso de Realização Audiovisual da Unisinos desde a sua criação, em 2003. Também foi professor de cinema no curso de Comunicação da UFRGS (1994-2004).

Entre os trabalhos de Giba, encontramos curtas, séries e filmes que todo mundo conhece. Foi responsável pela montagem de longas como Era Vez Dois Verões (2002) e O Homem que Copiava (2003), o curta Ilha das Flores (1989) e as séries Brava Gente (2001), Mulher de Fases (2011) e A História do Amor (2011-12), entre outros.

Giba conta que, como montador, se considera parte essencial da equipe criativa: “O filme é do diretor, sim, mas também é meu. Quando sou chamado para fazer um filme, acredito que estão chamando, claro, a minha capacidade de apertar botões, mas também a minha visão de dramaturgia, a minha noção de ritmo, o meu bom ou mau gosto estético e principalmente o meu “olhar virgem” sobre o material filmado, o olhar de quem não esteve envolvido com a filmagem e portanto pode criticá-lo como se fosse um espectador privilegiado e, a partir daí, buscar a melhor montagem possível para o que foi filmado”, sintetiza.

Sem dúvida, a aula será uma baita chance de absorver todo o conhecimento e experiência que Giba traz na bagagem.
Confira um dos episódios da série em que Giba trabalhou como montador, Brava Gente da TV Globo:

Gostou? Compartilhe: