Ingress, o jogo de realidade aumentada do Google

Ingress1

Jogos de realidade aumentada não são novidade, mas o recente lançamento do Google promete reaquecer essa febre. Ingress é o nome do jogo pensado pelo ex-diretor de geografia do Google John Hanke e a Niantic Labs (startup dentro do Google), disponível para download no Google Play.

Não se sabe ainda se a novidade vai agradar ou frustrar muitos dos que estão acostumados com o Second Life, mas até agora o investimento em produção tem sido grande. Com um baita storytelling, o enredo do jogo se baseia em uma energia misteriosa que foi libertada na Terra e que pode influenciar a mente dos seres humanos. Como em toda boa ficção, existe a velha batalha do bem contra o mal que se revela através de dois times distintos: os Enlightened que querem descobrir quais os benefícios desta energia, e os Resistance que querem preservar as coisas do jeitinho que estão.

O cenário é o mundo real, que pode ser explorado através do aplicativo Android (em breve disponível para iPhone e iPad). O app, através de realidade aumentada, mostra pontos onde fontes de energia podem ser capturadas, e objetos que auxiliam na busca pelas respostas. Ah, interações com outros jogadores online também são possíveis. E aqui uma informação importante para quem planeja entrar no mundo do Ingress: grupos têm mais força de atuação do que jogadores individuais. Ou seja, quanto mais aliados, mais longe você consegue ir no jogo.

Bom, existem várias justificativas para a existência do Ingress. O Google está certamente reunindo um tesouro de informações sobre onde estamos indo e o que estamos fazendo enquanto jogadores do Ingress. Ele também deve ver o app como uma forma de explorar as possíveis aplicações para o projeto glass, o óculos de realidade aumentada que a empresa em breve vai enviar para os desenvolvedores do próximo ano.
Uma coisa é certa: o Google quer juntar jogadores de todo o mundo numa batalha virtual que vai muito além de um simples jogo.
Para fazer parte do game (que ainda está na fase beta), você pode solicitar um convite no site do Ingress.

E o vídeo teaser que não pode faltar, claro:

Gostou? Compartilhe: