N POSSIBILIDADES PARA CRIAR

Jorge-drexler-n-app

*Por Sheron Neves, colunista da Escola de Criação e professora do Curso de Storytelling e Transmídia para Marcas

Convites para co-criar conteúdo estão se tornando cada vez mais frequentes. Semana passada mesmo escrevi aqui sobre o convite feito por Henry Jenkins aos seus leitores: criar uma fan fiction sobre a capa da edição comemorativa de Textual Poachers, seu primeiro livro sobre fãs e cultura participativa.

Agora é o músico uruguaio Jorge Drexler quem está convidando os fãs para participar. Através do app “n” – desenvolvido em conjunto com a Samsung e a Warner Music – o usuário pode criar versões próprias para três de suas canções. Basta baixar o aplicativo e começar a criar quantas combinações de música e letra desejar, em inglês ou espanhol. É possível criar uma quantidade infinita de versões, ou, nas palavras do músico, tantas quanto “o “número de grãos de areia no universo”.

A primeira canção disponível é Habitación 316 (no vídeo abaixo), e o aplicativo, disponível para smartphone e tablet, é gratuito. Mas quem quiser ter a experiência completa de compartilhar as canções editadas precisará pagar pelo serviço premium.

A experiência, tanto musical como visual, é deliciosa. O design é hipnotizante, e a música de alta qualidade. Que venham mais convites como este, e que envolvam não apenas música mas também vídeo. Afinal, não somos mais apenas leitores, ouvintes e telespectadores, somos experienciadores. Marcas como a Samsung, a Coca-Cola, a Lacta, a Audi e a HBO já sabem disso há tempos.

Gostou? Compartilhe: