O debate de encerramento do GPRS 2012

gp

Depois das palestras de Ole Pedersen, Jason Lonsdale, Camilla Lie Jenssen, Rodrigo Maroni, Luciane Paim e Sheron Neves, um debate marcou o encerramento do 1º Congresso de Planejamento do Rio Grande do Sul. Sob o tema “O que as marcas movem?”, Eduardo Lorenzi, da NeogamaBBH, Rita Almeida, da CO.R, e Fabio Coura, da R/GA, fecharam com chave de ouro a primeira edição do evento.

Os convidados falaram sobre os desafios da área e discutiram a função do profissional de planejamento, além de responderem a diversas perguntas enviadas pelo público. Lorenzi destacou a generosidade entre as qualidades mais importantes de um planner: “O seu trabalho é feito para ajudar os outros”, explicou. É ele quem faz a conexão entre os talentos da agência para que se crie um produto mais completo.

O grupo também conversou sobre planejadores que migram pra criação e vice-versa, assim como atendimentos que vão pra planejamento. A opinião unânime é de que isso é super positivo tanto para o profissional quanto para a empresa, já que são pessoas que estão em busca de constantes desafios e são multi-tarefas, pois conhecem diferentes áreas — o que potencializa a possibilidade de ser generoso.

Rita Almeida destacou a importância de envolver o cliente no processo de criação das campanhas. Citou como exemplo uma apresentação que fez para um cliente, que elogiou, mas sugeriu modificações. Em um tom bem humorado, disse que embora na hora tenha ficado chateada por modificar o trabalho, as sugestões do cliente (em especial sua sinceridade) geraram um resultado mais rico. O trabalho da agência acabou sendo mesclado com a opinião de especialistas. Para ela, isso é co-criatividade, a soma do trabalho da agência, do cliente e dos consumidores.

Coura relembrou o desafio de se trabalhar para um público em constante mutação e cada vez mais presente: “Não são as mídias tradicionais que estão morrendo, mas sim a audiência passiva”. Além disso, ressaltou a importância de entregar o prometido em trabalhos que se dão em múltiplas plataformas.

Gostou? Compartilhe: