10 TENDÊNCIAS DA JWT PARA 2014: EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS

10 TENDÊNCIAS DA JWT PARA 2014: EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS foto: reprodução

*Por Sheron Neves, colunista da Escola de Criação e professora do Curso de Storytelling e Transmídia para Marcas.

Há 9 anos a JWT nos brinda com seu relatório anual de tendências. Antes de ler, é bom lembrar: tendências não existem de forma isolada. Elas estão interconectadas com inúmeros fatores que contribuem para gerar uma transformação. Por isso alguns temas abordados este ano já podem ter sido observados em relatório passados.

Minha ideia é escrever um post sobre cada uma destas 10 tendências. E o item número 1 na lista é um tópico já bem conhecido dos meus alunos e leitores: EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS. Narrativas e experiências de marca, de acordo com o relatório, se tornarão ainda mais imersivas e mais envolventes para capturar a atenção – e o coração – dos consumidores. Sim, atenção, lembra dela? Aquela coisinha tão valorizada pelos anunciantes, cada vez mais escassa e dispersa na nossa realidade multitelas. A publicidade vem absorvendo o conceito de imersão da indústria do entretenimento, especialmente games e filmes, e o adaptando às necessidades – e verbas – das marcas. Afinal, como afirma Jonathan Gottschall, humanos são uma espécie contadora de histórias. E com a quantidade de distrações no ambiente atual, narrativas e experiências imersivas são cada vez mais empregadas, tanto em campanhas de bebidas e roupas como campanhas de cunho social.

Outro autor que já mencionei aqui, Frank Rose, também escreve sobre como vivemos em numa época em que histórias estão se tornando games, e games estão se tornando histórias:“Existe hoje um novo tipo de narrativa, que leva à imersão, é participativa, lúdica, e conduz o público bem além do que um drama de uma hora ou um comercial de trinta segundos permite”. Premissa que, por sua vez, está intimamente ligada aos conceitos de convergência e cultura participativa de Jenkins, também já citado aqui inúmeras vezes. Ficou curioso? Quer mergulhar ainda mais fundo nesse assunto? Então confira nosso curso STORYTELLING E TRANSMÍDIA PARA MARCAS, que inicia dia 26 de abril. Ainda restam vagas, corre lá.
A versão resumida do relatório pode ser acessada abaixo, gratuitamente, ou comprado na íntegra aqui.

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