A decadência do litoral Europeu ilustrada em Polaroids

Fotógrafo clica praias do litoral europeu para mostrar sua decadência ao longo dos anos foto:  Rhiannon Adam

Quem disse que praias europeias são sempre sinônimo de luxo e glamour? A Viagem é o Destino: Aventuras com Polaroid com Filme Vencido é o título de uma exposição em cartaz em Londres que apresenta fotografias de localidades litorâneas europeias que entraram em declínio, com um foco nas cidades de Benidorm, na Espanha, e Margate, na Grã-Bretanha.

“Estas fotografias mostram a decadência das duas cidades litorâneas, mas fazem referência a uma era em que a fotos com Polaroids estavam no seu auge e essas cidades estavam em efervescência”, diz o autor das fotos, Rhiannon Adam.

Fato curioso: o que se pode afirmar é que o declínio de destinos costeiros como Margate ocorreu devido à popularidade de pacotes turísticos do fim dos anos 1950, que favoreceram lugares como Benidorm. Ou seja, as empresas de turismo foram as maiores responsáveis pela decadência de lugares antes frequentados apenas pela elite européia.

Adam também ressalta as diferenças de se trabalhar com a câmera polaroid, que produz fotos instantâneas.
“Minhas fotos estão em direta oposição às imagens digitais. Eu uso Polaroids não porque elas são convenientes, mas porque trata-se de um meio com regras únicas e particulares que criam um misticismo e honestidade inimagináveis com a fotografia digital”, explica o fotógrafo.

A mostra pode ser vista no The Mill Co. Project até o dia 31 de maio, na capital britânica. As fotos também serão parte de um livro chamado Dreamlands, Wastelands (“Lugares dos sonhos, paraísos perdidos”, em tradução livre).

Gostou? Compartilhe: