A história do escritor Gabriel García Márquez em HQ

A história do escritor Gabriel García Márquez em HQ foto: reprodução

A trajetória de um dos maiores escritores da literatura mundial está registrada em quadrinhos. Sob o título “Gabo – Memórias de Uma Vida Mágica”, o livro de HQ dedicado a Gabriel García Márquez foi publicado pela Editora Sins Entido. A notícia triste é que ainda não há data prevista para lançamento aqui no Brasil.

A obra em HQ foi toda produzida por jovens quadrinistas de Bogotá, cada um deles responsável por um diferente período da vida de Gabo, o apelido de Gabriel. Da infância do célebre escritor, quando morava em Aracataca, até o dia em que foi ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, a narrativa conta a sua história, incluindo trechos sobre sua família e até o momento de seu nascimento, sem respeitar a linearidade dos acontecimentos. Sobre suas motivações em fazer o livro, o editor de “Gabo”, John Naranjo, observou: “A vida de García Márquez é uma fábula completa. Uma epopeia segundo a qual um garoto de um povoado pobre e periférico se converte num mito literário”.

Autor do sucesso “Cem Anos de Solidão”, Gabriel García Márquez veio à público recentemente falar sobre a doença que o aflige e reduz progressivamente suas capacidades cerebrais, fato que o obrigou a parar de escrever. Seu último livro publicado foi “Memórias de Minhas Putas Tristes”, em 2004.

Gostou? Compartilhe: