6 apps para quem quer aprender (ou aprimorar!) um outro idioma

Que tal aprimorar um outro idioma com alguns aplicativos para o celular? Separamos alguns para dar uma ajudinha no Inglês, italiano, francês, etc foto: reprodução

Ok, a gente sabe que aprender ou aprimorar um outro idioma é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, mas por outro lado, nem sempre um curso específico é suficiente. Afinal, na correria das grandes cidades e tendo uma rotina exaustiva, não é todo mundo que tem muito tempo para frequentar um curso presencial. É nesses casos que a tecnologia cai muito bem torna o conhecimento mais acessível para quem quiser usufruí-lo. E veja só: não precisa nem sair de casa.

Por isso, selecionamos alguns aplicativos que vão te dar uma baita mão na hora de parlar otra language!

1) Duolingo

Com versões disponíveis para Android e iOS, o Duolingo é atualmente considerado um dos melhores serviços gratuitos para aprender diversos idiomas através de dispositivos móveis. O diferencial fica por conta do método de ensino, que se assemelha a um jogo e chama bastante a atenção de usuários mais jovens. Cada lição concluída rende pontos para seu perfil e aumenta seu posicionamento em um ranking constituído por seus amigos.

2) LinguaLeo

Com visual infantil, mas conteúdo bem útil para adultos, o LinguaLeo usa como professor o leão Leo. Guiado por ele, o “aprendiz” participa de uma série de treinos que colaboram para expandir o vocabulário em inglês. Os exercícios apresentam oito categorias com diversas palavras.

3) Fox News

O Fox News é um jornal diário que traz notícias sobre o mundo inteiro em uma linguagem bastante acessível para quem está começando a se acostumar com o inglês. O app para dispositivos móveis possui versões para BlackBerry, Windows Phone, iOS e Android. Vale a pena dar uma conferida se você deseja começar a se manter informado através de textos na língua estrangeira.

4) Bussu

Funcionando como uma comunidade online gratuita para o aprendizado de idiomas, o busuu oferece cursos em 12 línguas, separados em 12 aplicativos – e o inglês é apenas um deles. O app traz bastante conteúdo gratuito, alguns níveis e licões pagos e requer registro para ser usado. Feito o cadastro, é só escolher o nível que você quer “cursar” e começar. As lições podem ser acessadas em qualquer ordem e incluem áudio, fotos, leitura de textos, testes de compreensão e revisão.

5) Sounds: The Pronunciation App
Com versões para iOS e Android, o Sounds: The Pronunciation App é perfeito para quem quer treinar exclusivamente a pronúncia de palavras em inglês. Desenvolvido pela aclamada companhia MacMillan, o aplicativo possui diferentes tipos de desafios que ajudam na fixação dos conteúdos aprendidos – há inclusive um modo de “corrida contra o relógio”, que lhe desafia a responder certas perguntas antes que o tempo se esgote.

6) Aprender idiomas (para iPad)

O Aprender Idiomas é um aplicativo que foi desenvolvido com excelente qualidade, o cuidado gráfico para que as ilustrações sejam agradáveis à vista, a diversidade de assuntos e áreas e as excelentes vozes gravadas o tornam um grande destaque em meio às centenas de opções de cursos de idiomas disponíveis na App Store. Ele não é um curso aprofundado, trata-se de um dicionário ilustrado que representa uma rápida repassada no idioma escolhido para que você possa ir descobrindo sua nova paixão, aprender outra língua pode ser muito gostoso e divertido utilizando seu iPad.

É sempre importante lembrar que os apps de aprendizagem não substituem na totalidade um bom curso convencional. Eles são, sim, boas ferramentas que vieram para facilitar as nossas vidas. Ou seja, são bons complementos para os estudos tradicionais.

Gostou? Compartilhe: