Arte para alugar: que tal ficar no apartamento de Basquiat?

AirBnb coloca apartamento em que viveu Basquiat para alugar foto: reprodução

Parece que o AirBnb, aquela rede bacana de aluguéis de casas e apartamentos ao redor do mundo está torcendo pra que Jay Z não seja o único obcecado por Jean-Michel Basquiat.
Para quem não sabe, Basquiat é conhecido como o artista negro mais caro da terra do Tio Sam. Mesmo que seu início de carreira tenha sido pintando camisetas e cartões, logo a qualidade de seu trabalho foi reconhecida. Com mensagens grafitadas, Basquiat sempre ilustrou tudo o que é terrífico, despedaçado e incoerente.

Sua obra é claramente uma arte de fúria e de rebelião, em meio a engenhosos jogos de palavras. E bem, citamos Jay-Z ali em cima porque não raro suas músicas também fazem referência ao artista (“a yellow Basquiat in my kitchen corner” é o que ouvimos em Picasso Baby, música integrante do último álbum do cantor, em uma menção clara ao quão exclusivo é ter uma peça desse calibre dentro de casa. Na cozinha, então? Coisas de Jay Z…).

Aparentemente, essa é a obra que Jay-Z e Beyoncè ornam em sua cozinha

E agora, o apartamento onde Basquiat viveu em Nova York foi totalmente reformada para receber turistas e admiradores. Mas só para aqueles que querem realmente desembolsar uma excelente quantia durante a viagem. A hospedagem não são por menos de 487 euros diários e o atual proprietário exige um mínimo de três dias.

A informação foi divulgada no dia 12 de agosto, dia em que se completa 25 anos sobre da morte de Basquiat, um artista desconhecido por muitos e que, nos anos 1980, se tornou numa das figuras do neo-expressionismo, protegido de Andy Warhol.

Depois de ter vivido nesse apartamento, Basquiat mudou-se para outra casa, alugada a Warhol, também em Nova Iorque, onde foi encontrado morto a 12 de agosto de 1988, aos 27 anos, vítima de consumo excessivo de heroína.

Para quem quiser conferir (e alugar), basta clicar aqui!

Gostou? Compartilhe: