Blooming Bamboo Home – As casas flutuantes que resistem a inundações

Blooming Bamboo Home – As casas flutuantes que resistem a inundações foto: reprodução

O dia do arquiteto está chegando aí – 15 de dezembro – e a gente faz aquela homenagem a estes profissionais que nos proporcionam a beleza das estruturas e decorações falando de projetos igualmente belos, que inspiram e trazem soluções ao nosso dia-a-dia. Como é o caso das moradias feitas de bambu, realizadas por arquitetos vietnamitas.

A cada ano, centenas de pessoas morrem ou ficam desabrigadas no Vietnã devido à força dos fenômenos naturais típicos do clima tropical da região. Para driblar o problema das enchentes e inundações que assolam a população, o escritório H & P Arquitetos criou um projeto de habitações sustentáveis a preços módicos que flutuam sobre as águas. Além disso, as casas não causam impacto ambiental e ainda contribuem para a estabilização econômica do país, visto que valores astronômicos são gastos anualmente em novas construções.

A proposta dos arquitetos chama-se Blooming Bamboo Home, sugerindo uma estrutura leve e modular de rápida construção, mas bastante resistente. Presa a amarras, ancoras e conexões sólidas que ligam todas as peças, a casa fica flutuando durante uma enxurrada. Para que isso pudesse acontecer, elas foram fabricadas em bambu: um material com virtudes antibacterianas e que bóia na água.

O projeto capaz de salvar vidas custa cerca de quatro mil reais e seria uma baita solução para as nossas terras brazucas onde, como no Vietnã, as enchentes deixam vítimas fatais todos os anos. Veja as imagens da casa:

Gostou? Compartilhe: