Cientistas criam estado de matéria como sabres de luz de Star Wars

Cientistas criam estado de matéria como os sabres de luz de star Wars foto: reprodução

Sabe aquelas espadas de luz maravilhosas dos filmes Star Wars que sonhávamos em ter na infância? Pois uma equipe de físicos das universidades de Harvard e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) conseguiu criar um novo estado de matéria que funciona como os sabres de luz de Star Wars.

O estudo começou com a exploração das propriedades dos fótons, partículas elementares da constituição de luz e de todos os outros tipos de radiação eletromagnética. Usando uma câmara super resfriada e fechada a vácuo, os pesquisadores usaram o ambiente para forçar os fótons a interagir juntos, e eles se agruparam de uma maneira diferente de qualquer forma já vista. O resultado gerou uma molécula que se comporta como os raios das espadas dos Jedis. Resumindo, a interação dos fótons foi tão intensa, que eles passaram a se comportar como se possuíssem massa. E a partir daí, surgiram as moléculas.

Então, será o início de uma era Jedi? Na verdade, não. A quem já está pensando em adquirir um sabre de luz igual o do filme de George Lucas, não se apresse: a equipe de cientistas acredita que a descoberta seja ideal para a criação de computadores quânticos mais eficientes.

Gostou? Compartilhe: