De volta à década de 1950 em Enviken, Suécia

De volta à década de 1950 em Enviken, Suécia foto: reprodução

Enviken é um vilarejo de mais ou menos 1.700 habitantes na região central da Suécia. Ao visitar esta cidade você faz uma inevitável viagem no tempo, desembarcando na década de 1950. Nela, pequena e cercada por uma floresta, todos os moradores vivem como se tivessem nascido naquela época, nos Estados Unidos, quando o estilo Rockabilly surgiu.

Não se sabe ao certo de onde vem todo este saudosismo, porém indícios apontam para a década de 1980: quando uma banda de Rockabilly (estilo que mistura rock, rhythm & blues e country) da cidade, a Ryno Rokers, ficou mundialmente famosa. Desde então, os entusiastas destes anos dourados andam pelo vilarejo com topetes, jaquetas, vestidos rodados, franjas, carros da época e até mesmo a decoração das casas segue igual padrão estético. E o estilo musical ouvido pelos habitantes? Rockabilly, claro! Apesar da música ser a maior e mais coerente justificativa de influência, há ainda a teoria (divulgada no site da cidade) de que os moradores começaram a comprar carros antigos por serem maiores, para que pudessem levar mais pessoas às festas fora da cidade.

O fato é que jovens e mais velhos curtem juntos a mesma época, estilo e música na cidade de Enviken. O estilo rockabilly está na roupa do dia-a-dia e em todos os lugares. Mas é nos finais de semana que o povo capricha mais ainda no visual. As noites de sexta são emblemáticas, sempre com festas e shows de bandas que tocam o som dos anos 1950. Por isso, Enviken é constantemente comparada à Memphis, cidade onde Elvis Presley morou, nos estados Unidos. Aliás, o cantor é uma das principais referências dos habitantes da região, tanto em música quanto em estilo.

Você pode até não sofrer do saudosismo de uma época não vivida, mas o lugar despertou a vontade de conhecer.

Gostou? Compartilhe: