Empreendedorismo também é abordado nos filmes indicados ao Oscar

oscar2

O Oscar 2013 está quase aí e certamente muitos de nós partiu, desde então, para uma incrível maratona de idas ao cinema, principalmente para conseguir assistir àqueles indicados na categoria “melhor filme”.

Para os empreendedores que amam as telonas, destacamos no post de hoje alguns elementos de empreendedorismo nos filmes que concorrem esse ano e que valem uma observação mais profunda.
Não se preocupe, não tem spoilers por aqui:

Lincoln

Essa cinebiografia é uma inspiração em si, já que conta minúcias da vida de um dos maiores presidentes dos Estados Unidos. Seus confrontos com opositores dentro do governo sobre grandes assuntos como o fim da escravidão e a Guerra Civil mostram como um grande líder se porta diante de situações de muita pressão.

A Hora Mais Escura

Uma agente da CIA começa a se adaptar aos novos métodos de interrogação da segurança americana depois dos atentados de 11 de setembro. Mesmo relutante em relação à violência utilizada, ela acredita que é preciso encontrar a verdade, que no final acaba levando ao paradeiro do terrorista Osama Bin Laden. O filme mostra a difícil tarefa de se manter fiel às suas crenças e o que é preciso fazer – ou rejeitar – em busca de um objetivo.

Indomável Sonhadora

Esse filme, repleto de fantasia, conta a jornada de uma pequena menina que inicia a formação da sua identidade. Hushpup vive em uma comunidade longínqua que começa a sofrer com o derretimento das calotas polares e com um pai que é acometido por uma misteriosa doença. A partir disso, ela reflete sobre as ligações de tudo no mundo e passa a distinguir as relações de ação e consequência. Um longa reflexivo sobre superação e sobre o que nos move.

Aproveitando o projeto “Novos Líderes” da ESPM-Sul, perguntamos para os nossos líderes quais foram os filmes que os inspiraram e motivaram na hora de arriscar e abrir o seu próprio negócio.

Para Anderson Lattuada, da Ilegra, um dos filmes que retrata bem a filosofia “Carpe Diem” aplicada na empresa é o “Sociedade dos Poetas Mortos”. E ele justifica: “Esse filme cai bem no sentido de que as pessoas devem aproveitar ao máximo seu tempo. Fazer do seu trabalho algo interessante e desafiador. É isso que buscamos no dia-a-dia na nossa empresa. Evitar aquela sensação na primeira hora da manha: “puxa, que chato tenho que ir trabalhar hoje…” que as pessoas proponham coisas novas, que deem a elas prazer no que estão fazendo. Viver a vida com boa energia, pensando no que pode ser feito agora. Passamos pelo menos 1/3 dos nossos dias dentro das organizações, que este tempo seja rico, vivo, intenso e prazeroso.”

Para Diogo Carvalho, dos Destemperados, um dos filmes inspiradores é “Revolver”, do diretor Guy Ritchie. “O filme em si é um típico Guy Ritchie, que pra quem – como eu! – gosta, é sempre muito bacana. mas por melhor que seja o filme em si, a parte mais interessante fica por conta dos créditos finais, onde médicos, filósofos, físicos quânticos e mais uma galera cabeça falam sobre o ego como inimigo pessoal e profissional. Muda a vida de qualquer pessoa”, sentencia.

Já Tobias Chanan, da Body Store também nos deu suas sugestões. Filmes que de certa forma o incentivaram ao longo do caminho até o sucesso da sua marca. Um deles é “Papillon”, uma história de persistência e coragem e também de amizade.
Retrata principalmente a eficiência do “querer muito alguma coisa” e lutar por ela, custe o que custar. Outra sugestão de Tobias é o clássico “Forrest Gump”, que tem como mensagem a persistência, superação dos preconceitos e de desafios.

Para saber mais sobre o projeto Novos Líderes e conhecer os cursos de MBA disponíveis, acesse http://novoslideres.espm.br/

Gostou? Compartilhe: