Encante-se com as sakuras do Japão

Sakura: as flores de cerejeira que encantam os japoneses e o mundo foto: reprodução

Um dos símbolos mais icônicos da primavera japonesa, sem dúvida nenhuma, são as flores de cerejeiras, também conhecidas como sakuras. A partir de março, a internet é inundada com as mais diversas imagens que ilustram essa flor tão bonita e muito disso porque as sakuras se espalham por parques, ruas e diferentes espaços do Japão. A primeira cidade a ser agraciada com as tonalidades de rosa é Tóquio – e o mais legal de tudo é que em algumas regiões, elas seguem florescendo até o final de maio.

Como o ano letivo japonês tem início em abril, o primeiro dia de aula ou de trabalho pós-férias normalmente coincide com a floração das cerejeiras. E claro, para aproveitar a beleza visual que elas proporcionam, é normal ver moradores fazendo piqueniques e demais atividades ao ar livre. Inveja, hein?

Por nascerem em cachos, as sakuras são simbolicamente associadas à nuvens e também carregam a ideia de “natureza efêmera”, muito presente na cultura de vida japonesa, que é altamente influenciada pelo budismo. Mais do que adoradas por sua beleza, sakuras invariavelmente são retratadas em filmes e desenhos de anime e mangá. Uma curiosidade: as delicadas árvores de cerejeira já foram até mesmo usadas como parte da propaganda que inspirava o “espírito japonês” antes da terrível Segunda Guerra Mundial.

Não tenha dúvida, a floração de sakuras é, definitivamente, um dos mais belos e encantadores visuais que você vai encontrar pelo Oriente. Partiu Japão?
Veja mais fotos:

Gostou? Compartilhe: