Fotógrafo russo faz mescla entre o passado de guerra e o presente

Fotógrafo russo faz mescla entre o passado de guerra e o presente foto: reprodução

O registro do antes e depois é um exercício que sempre chama atenção, principalmente quando o assunto é a suposta e famigerada evolução da civilização. Há uma comparação imediata com a infraestrutura, construções, veículos e vestes das pessoas no passado. O contraste fica ainda maior se as fotos, como as do ensaio a seguir, tiverem um cenário de guerra e um cenário dos dias atuais disputando o mesmo espaço da foto.

O fotógrafo russo, Sergey Larenkov é responsável pela montagem Link To The Past. Ele usa fotos antigas da Segunda Guerra Mundial sobrepondo-as com o exato cenário atual: uma mescla entre passado e presente para viajar no tempo e se surpreender. Para construir tal coleção, Sergey viajou para diversas cidades diferentes como Paris, Berlim e Morscou e registrou-as exatamente como são nos dias de hoje. Um dos locais escolhidos é Leningrado, sua cidade natal, também afetada pela Segunda Guerra.

“Aonde eu vou, tento penetrar nas camadas do tempo. Nem sempre fica bom, mas eu tento”, observa Larenkov sobre seu trabalho. A inserção da sofrida época de guerra dá tom reflexivo para o ensaio. E o resultado desta mistura é impressionante:

Notícia sobre ataque alemão

Tropas alemãs em Leningrado:

Vítima do cerco

Vítimas de um bombardeio em Glazovskaya Street – Constantine Zaslonov

Artilharia em posição

Filhos de Leningrado sitiada

Peterhof

Cidadãos de Moscou construindo barricadas

Mais barricadas em Moscou

População se preparando para os ataques

Infantaria em marcha

Monumento “Les Braves” – Praia de Omaha

Ocupação alemã em Paris – Rue de Rivoli

Exército alemão entrando em Paris

Ataque ao Reichstag – Parlamento alemão

Soldados das forças aliadas em Berlim

Gostou? Compartilhe: