Prepare a pipoca: grandes diretores e algumas de suas obras icônicas

Grandes diretores e seus clássicos, dicas de filmes que você não pode deixar de ver foto: reprodução

Todo mundo tem a sua lista de filmes favoritos. Seja na cabeça, em um caderninho secreto, ou em pastas de fotos e links organizados no IMDb: lá estão os maiores clássicos, os líderes de bilheteria, as produções marcantes e históricas do cinema ou, simplesmente, aqueles filmes sem importância, que não causaram comoção na maioria mas que de alguma sempre são lembrados, seja por arrancar algumas lágrimas ou passar uma boa mensagem.

Pensando nisso, fizemos uma lista para relembrar filmes que marcaram gerações e também seus diretores (por vezes tão aclamados quanto suas obras).
Confira:

1. Tim Burton

Excêntrico, já fez vários filmes para a Disney e frequentemente faz parcerias com Johnny Depp e Helena Bonham Carter, sua esposa. No começo da carreira, Tim não tinha lá muita credibilidade, já que seus desenhos e animações fugiam do “padrão Disney”. Mas com o tempo ele mostrou a que veio e começou a trabalhar com atores famosos e alguns de seus ídolos, como Vincent Price e o escritor Stephen King.
Para ver:
A noiva cadáver (2005)
Os fantasmas se divertem (1988)
Edward mãos de tesoura (1990)
O Estranho Mundo de Jack (1993)

2. Quentin Tarantino

Tarantino é conhecido pelas suas cenas incríveis de violência e agressividade. Seus filmes são recheados de cenas de lutas e assassinatos brutais, verdadeiras sagas sanguinárias. Mas não dá para se enganar: apesar ser conhecido pelo abuso das violência explícita, seus filmes têm sempre roteiros incríveis, contemplados com falas irônicas e com uma boa dose de sarcasmo.
Para ver:
Bastardos Inglórios (2009)
Django Livre (2012)
Pulp Fiction (1993)
Cães de aluguel (1992)

3. Steven Spielberg

Responsável por dirigir clássicos que com certeza pelo menos um deles todos nós já assistimos. É o diretor que mais tem filmes na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos e é considerado um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema.
Para ver:
Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993)
E.T. O extraterrestre (1982)
Goonies (1985)

4. Woody Allen

Além de diretor, é ator, escritor e músico. No começo de sua carreira, ele fazia o protagonista de quase todos os seus filmes. Mas com a fama, Allen passou a trabalhar com famosos do calibre de Javier Bardem, Penelope Cruz, Scarlett Johansson e Ellen Page.
Para ver:
Vicky Cristina Barcelona (2008)
Manhattan (1979)
Para Roma com Amor (2012)
Meia-Noite em Paris (2011)

5. Martin Scorsese

Seria ele o “maior diretor americano vivo”? Embora seja alvo de grande admiração, e um dos nomes mais reconhecidos da indústria cinematográfica no mundo, por muitos anos foi considerado o grande “injustiçado” pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, por nunca ter ganho um Oscar. Em 2007, no entanto, Scorsese livrou-se desta sina ao ganhar o prêmio de Melhor Diretor por The Departed.
Para ver:
Os Infiltrados (2006)
Gangues de Nova York (2002)
Taxi Driver (1976)

______________________________________________________________________________________
Curte cinema e todos os processos que envolvem desde a pré-produção até o produto final? Então conheça o curso Director’s Craft: Criação, Produção e Realização Cinematográfica. As inscrições já estão abertas!

Gostou? Compartilhe: