Hövding, o capacete invisível

Hövding, o capacete invisível foto: reprodução

Eu sei que não parece, mas esta gola da foto acima é um capacete para ciclistas. A criatividade imensa de dois estudantes suecos resultou nesta maravilha: um capacete para bicicletas invisível chamado Hövding. Ele infla apenas em casos de necessidade.

Anna Haupt e Terese Alstin contaram que a ideia surgiu da resistência dos suecos ao uso de capacetes causa da estética desfavorável e, pasmem, porque o equipamento estraga o penteado. Então, durante as aulas de design, Anna e Terese fizeram o projeto e os professores, incrédulos, acharam impossível executar.

O princípio do capacete é o mesmo de um airbag de carro, mas serve para quem gosta de pedalar. Ele aciona a proteção em volta da cabeça em menos de um segundo e ao menor sinal de impacto, infla. Para completar a inovação bombástica, ele ainda vem com caixa preta: uma câmera que captura os últimos dez segundos do acidente para conferir depois. Um projeto realmente inovador.

Um projeto engenhoso destes, precisou, é claro, de muito estudo. A partir da ideia apresentada, os estudantes passaram mais sete anos desenvolvendo o projeto, aperfeiçoando e fazendo testes com o equipamento para deixá-lo em perfeitas condições, com a segurança e conforto necessários. E além destas duas essenciais características, ele ainda possui o diferencial de ser um equipamento belo e que deixa a sua cabeça livre para sentir o toque da brisa em suas felizes pedaladas. O que mais poderíamos querer?

Veja o vídeo de teste do produto:

Gostou? Compartilhe: