Liderança também é importante no carnaval

carnaval-rio-unidos-tijuca-20110306-01-size-598

O Carnaval tá quase aí e por vezes, damos atenção somente aos carros alegóricos majestosos e a festa por si só e esquecemos de que tudo foi possível porque certamente teve uma liderança forte por trás. Já falamos aqui e aqui sobre o projeto Novos Líderes da pós-graduação da ESPM-Sul e constatamos: provocar o imprevisível, o imponderável e o inesperado foi a chave do sucesso desses empreendedores que estão revolucionando o mercado de trabalho.

Mas como isso é aplicado na maior festa do Brasil? Um dos bons exemplos de liderança carnavalesca atende pelo nome de Paulo Barros.

Paulo deixou sua marca de ousadia no já tão consagrado desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro. “Acho que o bacana é esquecermos a ideia de começo, meio e fim. É preciso desconstruir para construir algo novo”, afirma. A frente da Unidos da Tijuca desde 2004 (e no mesmo ano deu à escola o vice-campeonato), Paulo bate na tecla de que agradar o público é tão ou mais importante do que deixar os jurados aos seus pés.

A prova disso é a revolução provocada pelo carnavalesco nos últimos anos da Unidos da Tijuca: comissão de frente afiadíssima, carros alegóricos incríveis e muito bem acabados e a motivação de todos os componentes da escola que juntos, têm feito cada ano ser mais surpreendente que o anterior.

Mas para chegar até aqui não foi tão simples. Para mudar paradigmas da festa, Barros teve que contar com o apoio de toda a equipe, em um exercício contínuo de diálogo e liderança. Ressaltou por diversas vezes a importância do trabalho em conjunto e da responsabilidade do líder em buscar o engajamento das pessoas. “Desfilar não é só colocar uma fantasia bonita e ir para a avenida. O Carnaval é uma engrenagem, e todos têm que se comprometer e executar o seu papel”, sentencia Paulo.

E é exatamente esse pensamento que nossos líderes compartilharam no projeto. O pensar como um todo é mais do que uma obrigação, é o caminho para o sucesso da sua empresa. E agora você também tem a chance de fazer parte das novas lideranças do mercado. Conheça os cursos de MBA da ESPM-Sul e esteja pronto para revolucionar sua vida profissional.

Gostou? Compartilhe: