Uma biblioteca ao ar livre e feita de caixas de cerveja. Existe!

Open air library, a biblioteca a céu aberto construída pelos moradores da cidade de Magdeburg (Alemanha) foto: reprodução

Enquanto parte da Europa vive a crise econômica, Magdeburg, na Alemanha, cidade que foi praticamente esquecida desde a unificação alemã, desenvolveu um projeto sócio-ambiental no mínimo curioso: uma biblioteca feita com um material pouco ou nada utilizado na arquitetura.

A Open Air Library foi construída, basicamente, com caixas de cerveja doadas por uma organização local. E foi a comunidade mesmo quem pegou junto no trabalho pesado e colocou a estrutura de pé. Claro, contaram com a ajudinha do escritório de design Karo, que fez o acabamento e a parte estética da construção, reutilizando partes da fachada de um armazém abandonado da cidade.

Além de todo “arregaçar as mangas e ir fazer” a população se uniu novamente e doou mais dois mil livros para as estantes da biblioteca. Vale ressaltar duas coisas: a Alemanha é um dos países mais desenvolvidos na área da tecnologia e mesmo assim, os moradores tiveram consciência de que, sozinhos, poderiam construir um projeto.
E mais do que isso: além de unir a comunidade, estimularia a leitura e orgulharia os cidadãos de Madgeburg.

A biblioteca fica aberta 24 horas por dia. Não há seguranças e, além de ser um local para o empréstimo/leitura de livros, virou também ponto de encontro para muitas histórias – sejam lá contadas, ou vividas.

Gostou? Compartilhe: