Os desenhos em sushi, de Takayo Kiyota

Os desenhos em sushi, de Takayo Kiyota foto: reprodução

Desde cedo aprendemos a não brincar com comida. Isso depois de tanto escutarmos avisos sobre a falta de educação que é mexer nos alimentos, entre outras coisas feias. Mas em alguns casos é possível subverter a antiga regra (desculpem, pais e avós), como mostram estes desenhos feitos em rolos de sushis.

Quem inventou essa rica fofura foi o artista japonês Takayo Kiyota. Bom entendedor da culinária de seu país e ilustrador, ele utiliza ingredientes típicos para fazer os desenhos, criando as figuras no alimento. Takayo não costuma planejar as imagens com antecedência e os desenhos só ficam totalmente formados após o arroz ser envolto pela alga. À medida que o processo avança, as ilustrações criativas vão naturalmente se formando. Eis um nível culinário bastante avançado!

Takayo ou Tama-chan, como prefere ser chamado, conta com sorte e muito talento para fazer as formas no alimento. Depois de terminado o processo de pintura e enrolada a alga, não é possível corrigir o resultado. Takayo contou que a parte mais difícil é fazer as expressões faciais: “Porque pequenos ingredientes, ou uma força excessiva ao enrolar, podem bagunçar as formas por completo”. O makizushi (sushi enrolado) ganha figuras de animais, faraós, pinturas e até um iPhone cheios de detalhes! Uma verdadeira arte em comida japonesa. Veja mais:

Gostou? Compartilhe: