Os pôsteres da fase de ouro das séries de cinema

Grandes seriados de cinema dos anos 30 e 40 e seus pôsteres foto: reprodução

Na era pré-TV, seriado era coisa das telonas. O auge dos filmes mais simples, de baixíssimo orçamento e que passavam em programas duplos ou até triplos das matinês, foi na época entre 1930 e 1940. A popularização da televisão nos EUA, que viria a detonar esse tipo de produção, iniciou-se por volta de 1948. Mas se as produções beiravam o que podemos chamar de “caseiro”, com os cartazes de filmes lado B não era bem assim.

A receita dos seriados de cinema tinha sempre os mesmos ingredientes: filmes de ação com super heróis, detetives, exploração de outros continentes e até mesmo planetas, cientistas insanos contra virtuosos defensores da le e por aí vai. As imagens são todas do blog The Golden Age e podem ser consideradas relíquias.

O engraçado é perceber que muitos desses personagens de quase 80 anos atrás ainda são vistos em blockbusters de alto orçamento e grandes bilheterias da nossa geração. É o caso de Batman, Superman e Capitão América. E até do Lone Ranger (que era chamado de Zorro aqui no Brasil), que reaparece em breve nos cinemas, interpretado por Johnny Depp.

Gostou? Compartilhe: