Pianista constrói instrumento desenhado por Da Vinci há 500 anos

Pianista constrói instrumento desenhado por Da Vinci há 500 anos

Há 500 anos, o gênio Leonardo Da Vinci desenhava um instrumento musical chamado viola organista. Anotado em manuscrito, o projeto do instrumento ficou esquecido em meio a tantos outros que Da Vinci jamais tiraria do papel. Até o pianista polonês Slawomir Zubrzycki entrar na história. O músico leu as anotações do mestre na compilação Codex Atlanticus, e se interessou pela viola. Codex Atlanticus é uma coleção de documentos que possui mais de 12 manuscritos com ideias malucas, e até empolgantes, e complexos instrumentos musicais.

Em posse do projeto, Zubrzycki cometeu a façanha de construir a tal “viola organista”: um instrumento com características de cravo, órgão e viola de gamba (peça antiga semelhante a um violoncelo). A construção levou três anos, aproximadamente cinco mil horas de trabalho. A peça é parecida com um piano de armário comum, mas no seu interior é que se esconde a grande diferença: lá estão instaladas quatro rodas giratórias que tocam as cordas do instrumento, como os arcos usados para o violino.

A viola organista foi tocada pela primeira vez nesta segunda-feira (18) na Academia de Música da Polônia, propagando som de piano e violoncelo misturados. Veja o vídeo do momento histórico:

Gostou? Compartilhe: