Pixelate: o jogo em 8-bit que incentiva a alimentação saudável

Pixelate, o jogo de video-game que incentiva o consumo saudável de alimentos foto: reprodução

No início do ano, a Fox News informou que pesquisadores holandeses descobriram que jogos de vídeo game que promoviam o “consumo de frutas” em suas tarefas (o Candy Crush incentiva mais os doces, só pra lembrar), não influenciava as crianças a se alimentarem igualmente de forma saudável. Porém, um outro estudo independente, realizado pela Georgetown Sandra Calvet, encontrou uma correlação positiva entre o Pac-Man e a escolha de lanches (frutas VS salgadinhos). Diz o estudo: “Pode ter a ver, sim, com o jogo. Ele (Pac-Man) é um ícone muito famoso. E seu jogo se baseia em ser recompensado por comer alimentos saudáveis e punido por escolher “bobagens”.

Uma coisa é fato: é um longo caminho até a introdução de um jogo que realmente incentive hábitos saudáveis, mas o projeto batizado “Pixelate” é classificado como o guitar-hero dos games de alimentação. Nele, os jogadores competem em um confronto de um minuto para ver quem consegue comer mais alimentos na ordem correta.

Durante a construção do protótipo, os responsáveis pelo jogo observaram as notícias que mostravam uma realidade um tanto quanto assustadora. Os adolescentes estavam tão apegados aos seus jogos de vídeo game, que mal deixavam seus quartos para se alimentar. A estética 8-bit também é proposital, pois relembra grandes clássicos: simples, divertidos e estranhamente viciantes.

Da mesma forma que o alimento é fundamental para a nossa existência, os pixels são elementos básicos da imagem digital. E “Pixelate” é um casamento dos dois.

Será que funciona?

Gostou? Compartilhe: