Punk is not dead! E a prova disso é a super exposição sobre o movimento no MET de Nova York

MET de NY inaugura mostra sobre influência punk na moda foto: reprodução

Antes de mais nada, dê o play nesse vídeo. Ele é uma das únicas trilhas possíveis pro texto que vem a seguir.

Nem só de roupas pretas, taxas e moicanos se valia o punk. Os jovens que criaram o movimento queriam anarquizar o Reino Unido, como cantavam os Sex Pistols, mas a exposição que o Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova York inaugurou ontem, dia 9, demonstra como o movimento ficou mais leve e acabou absolutamente absorvido pela moda.

Punk: Chaos to Couture (Punk: do Caos à Alta-Costura, em tradução livre) é o nome da mostra que exibe a fusão do punk — um estilo musical primitivo, em partes misturado ao uso de drogas e por palavras de ordem antiestablishment — exatamente como o mundinho fashion se apresenta.

A exposição é uma verdadeira cápsula do tempo, que revela a força criadora e, muitas vezes, autodestrutiva desse gênero musical que teve seu auge em 1970. Vídeos do icônico Sid Vicious, baixista dos Sex Pistols que teve a vida tirada por conta de uma overdose em 1979, e outros roqueiros da época fazem a trilha e as imagens nos corredores da exposição. Dos alto-falantes, o público ouvirá trechos de músicas dos saudosos Ramones. Também há uma réplica do banheiro do famoso night club nova-iorquino CBGB, espécie de templo punk e que teve suas atividades encerradas em 2006, com o grafite “Dead Boys Rule”, em referência ao grupo punk americano de mesmo nome, e guimbas de cigarro espalhadas pelo chão.

Punk: do Caos à Alta-Costura não é uma ode ao punk revolucionário e sujo, mas ao punk encontador, contando como uma vertente da contracultura morreu e voltou à vida em passarelas e ateliers e absolutamente integrada ao mainstream.

—————————————————————————————————————————————
Interessado em moda? Então dá uma conferida no curso CRIAÇÃO DE CAMPANHAS DE MODA da Escola de Criação ESPM-Sul aqui. Começa em 25 de maio de 2013, então garanta logo sua vaga!

—————————————————————————————————————————————–

Gostou? Compartilhe: