STORYTELLING NAS FÉRIAS DE JULHO

Saiba mais sobre o curso de férias de Storytelling e transmídia para marcas por Sheron Neves foto: reprodução

*Por Sheron Neves, colunista da Escola de Criação e professora do Curso de Storytelling e Transmídia para Marcas

Aqui no blog a gente já falou várias vezes sobre o Curso Storytelling e Transmídia para Marcas. Pois de 22 a 25 de julho ele vem numa versão enxuta de 16 horas (saiba mais aqui) para quem quer começar a se aventurar no universo da narrativa multiplataforma. Em um curto período, o aluno adquire conhecimentos fundamentais que permitirão um maior entendimento do atual ambiente midiático e um maior aproveitamento das novas ferramentas para melhorar o desempenho de uma marca e intensificar seu envolvimento com seus consumidores.

Com a cultura da convergência, são muitas as oportunidades que surgem para marcas que souberem engajar um público sedento por conteúdo e participação. Mas como captar a atenção de um consumidor saturado de informação? Entretenha-o. Conte uma história e convide-o a imergir nela via diferentes plataformas. Não dê a ele um mero slogan, brinde-o com uma experiência. Se ela for envolvente o suficiente, ela será compartilhada com amigos e seguidores. E você já não terá mais consumidores casuais, mas sim uma comunidade de fãs ansiosos por explorar o universo da sua marca.

O tema é tão relevante na publicidade atual que ganhou uma categoria própria no Festival de Cannes Lions. Em 2013, a campanha The Beauty Inside, uma ficção interativa da Intel e da Toshiba que contou com a “performance” do público, foi a vencedora do Grand Prix. No ano anterior, as duas marcas também se destacaram com Inside, um ARG que envolveu milhares de internautas onde uma garota era sequestrada e a única forma de resgatá-la era através da inteligência coletiva. Quem já foi aluno do curso já estava familiarizado com ambas campanhas e não ficou nem um pouco surpreso com a recente vitória.

A campanha do filme Prometheus, outra velha conhecida dos alunos do curso, foi premiada com Ouro. A estratégia envolveu desde um TED Talk fictício em 2023 até uma ação dentro da rede LinkedIn para buscar “recrutas” para o projeto.

Quer se inscrever no curso de férias? Clique aqui. Mas corre que as aulas começam dia 22 de julho!

Quer continuar lendo sobre o tema? Temos vários posts sobre transmídia e storytelling aqui no blog.
——

Assista ao vídeo sobre o storytelling em um mundo conectado criado pela Make Believe, agência especializada em storytelling.

Vídeo sobre o curso:

Gostou? Compartilhe: