Tecnologia e sustentabilidade = Smart Highway

drive6

E se as nossas estradas fossem capazes de ajudar os motoristas, sem prejudicar a natureza?
Não há nada de utópico, essa ideia já existe.

Nada mais de estradas pouca visibilidade, pouca sinalização nas vias ou falta de interesse por carros elétricos. O projeto do Studio Roosegaarde, em parceria com a Heijmans (na parte de infraestrutura), veio com ideias revolucionárias, aliando tecnologia, interatividade e sustentabilidade para os motoristas.

E o mais bacana: tudo aqui pode ser aplicado no nosso cotidiado. E como prova de que é real, os primeiros metros da “smart highway” já estão sendo desenvolvidos na Holanda.
O projeto venceu o Dutch Design Awards em 2012, com o título de melhor conceito futuro. Observe as propostas do projeto Smart Highway:

O conceito Glow in the dark, como o próprio nome diz, sugere faixas de tráfego pintadas na rodovia com uma tinta luminosa. O poder fosforecente da tinta é reabastecido com a luz solar, que permite que o efeito luminoso permaneça ativo no escuro por até 10 horas. Essas faixas podem inclusive ser dinâmicas, seccionadas durante o dia e contínuas durante a noite, quando a ultrapassagem em certos locais se torna mais perigosa.

A pintura dinâmica (Dynamic Paint), torna-se visível de acordo com as variações de temperatura do ambiente e comunica informações relevantes ao motorista em ocasiões especiais. Exemplo: ícones de cristais de gelo tornam-se visíveis quando a superfície está coberta com gelo e escorregadia.
Estes 2 primeiros conceitos foram instalados e expostos na Dutch Design Week.
Outras ideias também complementam a Smart Highway, como pistas exclusivas para carros elétricos, que ajudam a recarregar a bateria do carro por indução. Ou iluminação por sensor, cuja intensidade varia de acordo com a aproximação do veículo.

Assista ao vídeo:

Gostou? Compartilhe: