The Hands Project

The Hands Project, a intervenção urbana que serve de alerta sobre a crise econômica na Espanha foto: reprodução

A Espanha é um dos países mais atingidos pela crise econômica que tomou conta da Europa e por incrível que pareça, estar no dito “primeiro mundo” já não significa ter emprego. Aliás, o desemprego no país já atinge grande parte da população. E os jovens são os mais prejudicados com isso. Para conhecimento: o percentual de desempregados chegou a 50% em 2012, um numero tão absurdo quanto preocupante.

Desempregados ou não, um grupo de artistas resolveu dar um alerta nas ruas de Barcelona. E pra isso, os jovens Octavi Serra, Mateu Targa, Daniel Llugany e Pau Garcia bolaram uma intervenção nas ruas da cidade da cidade, batizada de The Hands Project.

O grupo criou mãos feitas de gesso e espalhou-os em prédios, calçadas, paredes, telefones públicos, caixas eletrônicos etc. É possível encontrar uma mão estendida pedindo dinheiro para os passantes, com a mensagem “Ajude a Espanha” ao lado; outra mão segura uma corda, pronta para quem quiser acabar com a própria vida diante da falta de dinheiro; outras, no chão, tentam arrombar um estabelecimento fechado. Além da conscientização, a intervenção urbana também é uma crítica às medidas do governo espanhol para o controle da crise e um pedido de mudança da atual situação social e econômica do país. Se vai ter algum resultado, não sabemos. Mas uma coisa é certa: os espanhóis estão todos no mesmo barco.

Veja mais fotos:

Gostou? Compartilhe: