Você acha que criar é fácil?

Criar não é fácil, a importância do processo criativo em diferentes áreas foto: reprodução

Você acha que criar é fácil? Ou melhor, que é um dom? Nada disso. O processo criativo é o “caminho” que a nossa mente faz quando queremos gerar uma ideia ou resolver alguma coisa. A criatividade não é uma virtude que faz surgir ideias “do nada” mas sim algo que nos faz apostar em coisas que até então eram taxadas como “inúteis” ou sem sentido.

Para provar isso, selecionamos alguns dos melhores vídeos sobre a execução de ideias criativas, onde pessoas que vivem e trabalham em realidades completamente diferentes abusam do método “pensar fora da caixa” para fazer e acontecer:

Ira Glass: Bridging The Gap Between Appreciation & Ability (Criando algo entre a apreciação e a habilidade)
A vida deste americano Ira Glass descreve o momento doloroso quando a sua capacidade de executar suas idéias ainda não conhece seus próprios padrões estéticos – e como passar por isso.
“A coisa mais importante que você pode fazer é trabalhar muito.”

J.K. Rowling: Life Is Not A Checklist of Achievement (A vida não é uma lista de conquistas)
Neste discurso clássico da Harvard, J.K. Rowling exalta o valor do fracasso e da imaginação. Ela descreve a sua viagem de mãe solteira pobre ao mega-best-seller da série Harry Potter.
“É impossível viver sem fracassar em algo, a menos que você viva tão cautelosamente que você poderia muito bem não ter vivido.”

John Kelly: The Many Shades of Procrastination (As várias máscaras da Procrastinação)
O ilustrador John Kelly fala sobre todas as coisas que podemos fazer para evitar as que realmente devem ser feitas – um lembrete de como podemos ser criativos com as nossas técnicas de procrastinação.
“A procrastinação é encontrar o caminho mais difícil de fazer algo, é saltar de uma idéia para outra, para outra…”

Elizabeth Gilbert: Where Does Creative Genius Live? (Onde os gênios criativos vivem?)
Em uma das palestras mais populares do TED, Elizabeth Gilbert, autora do livro “Eat Pray Love” fala como recalibrar nossas noções de “gênio criativo” para nos ajudar a prosperar, propondo que o gênio é externo – uma inspiração divina, ou preparado com muita esforço – em vez de uma manifestação de grandeza individual.
“Eu acho que permitir alguém a acreditar que ele ou ela é toda fonte divina, criativa, incognoscível, eterno mistério, é muita responsabilidade.”

Mast Brothers Chocolate: Business As Personal Craft
Mast Brothers executam uma das únicas fábricas desse tipo de “barra de chocolate” no país. Neste video do site Cool Hunting, passa nos bastidores para investigar o processo de trabalho-intensivo e a abordagem DIY.
“Este é a maneira mais fácil e depois há o caminho dos irmãos Mast.”

Gostou? Compartilhe: