Water Bench, o banco de água sustentável

Water Bench, o banco de água sustentável foto: reprodução

A gente adora quando surgem invenções lindas e de impacto social benéfico, principalmente quando a sustentabilidade é uma característica presente nelas. Pois a boa nova do momento é esse banco que parece uma bóia. Ele armazena água da chuva para regar praças e áreas verdes lá em Mumbai, na Índia.

Todo produzido de polietileno reciclado, o banco batizado de Water Bench capta a água da chuva, que é levada a um reservatório interno fixado abaixo da superfície com três capacidades de armazenamento: 500 litros, mil litros e 1,8 mil litros, de acordo com a localidade e a época do ano.
Durante as precipitações, o banco atinge sua capacidade total. A água armazenada serve para a irrigação de parques, reduzindo o consumo no meio urbano.

O banco sustentável é resultado de uma parceria entre MARS Architects e o projeto BMW Guggenhein Lab e será expandido para Nova York já no dia 1º de dezembro. Em Mumbai, o projeto ainda está em fase de testes. No entanto, diversas áreas verdes já contam com o banco e o objetivo é expandir. Agora, criadores pretendem espalhar o Water Bench como solução de reaproveitamento de água em todos os parques da cidade.

Gostou? Compartilhe: