3.14 no céu do SXSW

pi_sxsw

As últimas duas semanas foram marcadas por mais uma edição do hypado SXSW, o South By Southwest: um festival de tendências e convergência entre música, filmes e interatividade. Dentre todos os eventos, palestras e novidades interessantes que rolaram, um em particular chamou atenção: o curioso #PiInTheSky. Impossível não notar uma sequência de Pi sendo escrita por aviões que sobrevoavam a cidade de Austin, no Texas, local onde o evento acontece desde 1987.

Pois essa loucura de gravar a proporção numérica Pi (π) no céu foi uma maneira de celebrar o dia de Pi. Isso mesmo! As comemorações começam no dia 14 de março, às 1h59 da tarde. A data foi ajustada no próprio Pi (3,1459265359 = 14 de março, às 13h59).

Cinco aviões estilo esquadrilha da fumaça foram envolvidos nessa ação geek matemática. Os aeroplanos voavam em paralelo, conectados a um computador que mandava os disparos de fumaça no momento exato para formar os números no céu. Durante o espetáculo, muitos participantes do SXSW postaram fotos no Instragram. A ação faz parte do projeto “Pi In The Sky” de um cara chamado Ishky (vale a pena dar uma espiada no site dele).

Veja o vídeo do projeto para entender um pouco mais essa viagem:

Pi in the Sky over San Francisco Bay Area – March 14th, 2013 from Words Pictures Ideas on Vimeo.

Gostou? Compartilhe: