8 mil balões para comemorar a queda do muro de Berlim

muro-de-berlim-1

A construção do Muro de Berlim separou a Alemanha em mundos oriental e ocidental durante longos 28 anos – a queda da muralha teve seu início na noite do dia 9 de novembro de 1989. Em comemoração à derrubada desse símbolo da Guerra Fria, Berlim receberá uma instalação com oito mil balões brancos distribuídos nos 15 km de extensão originais da construção do muro.

Desenvolvido pelos artistas Christopher Bauder e Marc Bauder, o projeto chamado Lichtgrenze [Fronteira de luz, em alemão] pretende evocar de maneira emocional e visual a dimensão da brutalidade que foi a construção desse divisor. De 7 a 9 de novembro, painéis de vídeo exibirão filmes da época da construção do muro até sua queda. A cada 150 metros, um relato de esperança e resistência de pessoas que tentaram atravessar aquela fronteira ideológica será transmitido nos painéis. No entardecer do dia 9 de novembro, milhares de estudantes, atletas, artistas, empresários e diversas outras testemunhas se reunirão para fixar mensagens nos balões para lançá-los ao céu.

O projeto também possui uma proposta interativa bem bacana que incentiva pessoas do mundo todo a compartilharem suas histórias a respeito da queda do Muro e sejam os donos de seus “balões virtuais”. Para participar, basta curtir a página do Fall of the Wall no Facebook e compartilhar sua mensagem via Facebook, Instagram ou Twitter utilizando a hashtags #fallofthewall25.

LICHTGRENZE from Fall of the Wall 25 on Vimeo.

Acesse Fall of the Wall25.com ou Berlin.de e saiba mais!

Gostou? Compartilhe: