Animação brasileira disputa prêmio no festival francês Annecy

menino-mundo-annecy-ec

Uma animação brasileira ganhou destaque na mostra competitiva do Festival de Annecy, na França. O Menino e o Mundo, dirigido por Alê Abreu, está representando o Brasil na competição, a maior importante da animação internacional. A indicação do filme ao prêmio confirma a boa safra de animações brasileiras. Ano passado, no mesmo festival, o brasileiro Uma História de Amor e Fúria, da Gullane Filmes venceu a disputa.

O Menino e o Mundo conta a história de um menino que, sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e embarca em uma jornada de descobrimento. Na viagem, o garoto aprende sobre o trabalho no campo e nas fábricas. Presencia o sistema de modernização das fabricas, com a substituição de homens por máquinas, fazendo com que as pessoas percam sus empregos.

A temática, a crítica social e a cadência bem desacelerada do filme levantaram questões sobre o público-alvo e o diretor Alê Abreu esclareceu: “Não fiz o filme pensando no público infantil. Ainda há um estigma muito forte no Brasil em relação à animação ser coisa de criança. Fiz o filme muito livremente, sem pensar em dirigi-lo a público algum. Depois, uma pesquisa que encomendamos apontou que as crianças de 6 a 12 anos são nossos maiores fãs.” Os ganhadores serão conhecidos no festival, que acontece entre os dias 9 e 14 de junho, na cidade também chamada de Annecy.

Assista:

O Menino e o Mundo (The Boy and the World) – teaser 1 from Alê Abreu on Vimeo.

Gostou? Compartilhe: