Berlim tem o primeiro supermercado sem embalagem

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Parece bem esquisito, mas trata-se de uma ideia em harmonia com a sustentabilidade e superinteressante. O conceito é bem simples: livrar-se de caixas e embalagens que produzem muito mais lixo e tornam o processo todo de reciclagem ainda mais custoso. É como em um mercado público, só que ainda melhor!

O Original Unverpackt pretende mudar a maneira como as pessoas consomem os produtos disponíveis num supermercado. Embalagens descartáveis de biscoitos, cereais ou Tetra Pak, bem como legumes embalados em plástico jamais entrarão na loja. Nesse supermercado os clientes trazem suas próprias sacolas e embalagens. Ao contrário de outras inciativas inauguradas nos EUA, Inglaterra e na própria Alemanha, o projeto de Sara Wolf e Milena Glimbovski possibilita o encontro de uma grande variedade de itens em apenas um local.

O supermercado vende recipientes reutilizáveis e possui um serviço de depósito de embalagens recicláveis para quem chega às compras despreparado. Ao chegar com as sacolas para comprar, elas são pesadas quando se entra no supermercado e o peso é descontado quando as compras passam no caixa.

A ideia foi criar um ambiente onde o consumidor pudesse adquirir produtos não embalados, gerando benefícios indiretos para o meio ambiente. Além disso, o supermercado não é voltado apenas para as pessoas dispostas a pagar em prol do consumo consciente. O Original Unverpackt disponibiliza informações sobre a procedência e os ingredientes do produto e também planeja novas experiências de consumo.

Ainda antes de abrir, o supermercado já era um sucesso. Através de um site de financiamento coletivo, o projeto foi viabilizado em 40 dias de campanha, causando grande repercussão na Alemanha. Uma semana antes de esgotar o prazo, a dupla já havia ultrapassado a marca dos 100 mil euros dos 45 mil pretendidos.

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