Design moderno em notas de dinheiro? É possível

novas-cedulas-noruega

A Noruega é geralmente reconhecida pela ancestralidade de vikings, pelas 24 horas de dia em datas de solstício de verão, pela aurora boreal e pela banda A-ha (seus pais ouviam nos anos oitenta – http://www.youtube.com/watch?v=djV11Xbc914). Agora já podemos incluir outro item nessa lista de preciosidades norueguesas: as cédulas de dinheiro.

No início de 2014, a partir da ideia de repaginação visual das notas, oito designers foram convidados para criar as novas cédulas do país, partindo do tema pré-estabelecido “O Mar”. Dos finalistas, restaram o estúdio The Metric System e Snohetta, que dividirão os louros da vitória com a frente e o verso, respectivamente, do valioso pedaço de papel.

As notas da Snohetta apostaram em um colorido pixelado e se inspiraram na velocidade do vento, de acordo com a escala Beaufort de força. Na nota de 50 kroner, o vento estaria mais fraco, por isso vemos a presença de formas quadradas mais curtas, enquanto na de 1000 o vento forte transforma os pixels em longos retângulos. Já o estúdio The Metric System, uniu o tema “The living spaces” à proposta, para produzir as paisagens bacanas das notas apresentadas. Veja as amostras da união entre o tradicional e o moderno do que será implantado apenas em 2017.

Vale lembrar que o Euro também inovou e o novo design da nota de € 10, parte da série “Europa” acaba de ser posta em circulação. Confira aqui.

Gostou? Compartilhe: