Director’s Craft: preparando para o mercado audiovisual

directors-craft

Para quem ainda não conhece, o curso Director’s Craft da Escola de Criação utiliza os métodos de criação e produção usados na indústria de cinema de Hollywood. A formação mostra como os processos e padrões consagrados da indústria possibilitam a construção de boas histórias. No curso, os alunos têm uma visão ampla sobre todos os papéis, aprendendo direção e se envolvendo na teoria e na prática, desde a fase de pré-produção até o produto final. Fomos lá dar uma espiada no Director’s Craft para saber o que o pessoal anda aprendendo!

No último sábado (26/07), foi dia de expor ideias de roteiro. Cada proposta era apresentada no telão, com ideias de cenas, sequências planejadas, construção de personagens e mais alguns detalhes da trama, justamente para que os professores e alunos pudessem opinar e conhecer a história – que pode virar o curta-metragem final do curso.

Foto: Schari Kozak

Foto: Schari Kozak

Calma, a gente explica melhor! Depois de assistidos pelos professores Raphael Coutinho (Cápsula Filmes) e Márcio Schoenardie (Casa de Cinema), os projetos serão avaliados. Um deles vai se tornar finalmente o roteiro do curta que será produzido por toda a turma do Director’s Caft, na famosa fase da mão na massa! Até lá, muito debate e conversa para a difícil escolha do melhor roteiro a ser desenvolvido.

Por isso, o professor Márcio Schoenardie observa a importância do curso para o pessoal que pretende entrar no mercado de produção audiovisual. Segundo ele, é um aprendizado introdutório que agrega outras percepções interessantes: “Eles já estão em uma etapa de apresentação de projetos, tiveram que construir a ideia e apresentar. É uma espécie de sessão de psicanálise. Você está ali apresentando e outras pessoas vão comentando. Trata-se de um excelente processo de criação”. O próximo passo do aprendizado será a construção do filme, quando os alunos formam uma única equipe que irá trabalhar na produção do curta-metragem final.

Prof. Márcio Schoenardie / Foto: Schari Kozak

Para Márcio, o mais importante é entender que o ramo exige atualização constante. Além disso, a boa notícia é que o mercado brasileiro tem aberto cada vez mais portas para produções nacionais, gerando oportunidades e trabalhos de qualidade cada vez maior. Há opções na web, novas produções televisivas, séries… Entretanto, é fundamental a constante capacitação na área: “Agora, os alunos estão se capacitando e têm que continuar assim. Apesar do bom momento, encontrarão um mercado competitivo, que busca qualidade. Um dos aprendizados do curso, que eu e Marco Carvalho ressaltamos, é aprender a se comunicar com o público, ser profissional e colocar um produto consumível que interesse às pessoas”. Sentiu a seriedade do curso?

Em 12 encontros, o programa coordenado pelo diretor Marco Carvalho, da produtora Hero, ensina isso e muito mais, com teoria e muita prática. Quer conhecer? Confira o plano do curso aqui e venha aprender com a gente!

Gostou? Compartilhe: