Escadarias que são verdadeiras obras de arte

Escadarias que são verdadeiras obras de arte / foto: reprodução

A arte de rua tem sido absorvida como uma forma legítima de arte ao longo dos anos. Ultimamente é possível até encontrar incentivo de governos para tal atividade. Porém, ainda estamos longe de afirmar que artistas de rua já podem descansar sobre os louros do reconhecimento. A parte empolgante é que o crescimento e o engajamento das pessoas com a arte de rua envolvem projetos cada vez mais ousados que exploram novas maneiras de cobrir as ruas com arte.

Uma delas é o embelezamento de escadarias públicas, uma prática que abrange diversos lugares pelo mundo.  Se os degraus são suficientemente longos, quem chega, vê a obra inteira e andando até o pé da escada, também pode notar os detalhes das imagens à medida que começa a subi-los.

Quando os primeiros intervalos das escadas do arco-íris na Turquia foram pintados pelo governo local, as comunidades próximas responderam à iniciativa pintando seus próprios degraus. A escadaria de mosaico em São Francisco, por exemplo, foi criada por mais de 300 pessoas interessadas em embelezar o espaço. Eram todos moradores locais engajados e orientados por um casal de artistas. Veja 17 escadarias lindas, repletas de muita arte e cor, e inspire-se.


1. 16th Avenue Tiled Steps, São Francisco


2. Valparaíso, Chile


3.  Museu de Arte da Filadélfia


4. Valparaíso, Chile


5. Seoul, Coreia do Sul


6. Wuppertal, Alemanha


7. Sicília, Itália


8. Rio de Janeiro, Brasil


9. Beirute, Líbano


10. Teatro em Seoul, Coreia do Norte


11. Escada da Paz, na Síria


12. Rio de Janeiro, Brasil


13. Angers, França


14. Istambul, Turquia


15. Morlaix, França


16. Teerã, Irã


17. Beirute, Líbano

Gostou? Compartilhe: