Facebook completa uma década de muita história para contar

facebook-logo

O Facebook está de aniversário hoje, completando uma década de existência. Como de praxe, a rede social pensou em seus usuários nessa data. E olhem, desta vez, a equipe se puxou! Criou um vídeo com o nome Look Back, onde em um minuto, é possível ver uma retrospectiva personalizada de cada usuário.

De maneira rápida e impressionante, o Look Back mostra quando você entrou no na rede social, seus primeiros posts, as fotos mais curtidas, imagens compartilhadas e termina com o tradicional sinal de curtir. Já assistiu o seu? Clique e relembre: https://www.facebook.com/lookback

Um pouco da nossa história está na rede em palavras, conversas e fotos. E o Facebook também teve seus momentos durante esses dez anos. Vamos relembrar alguns?

No início do Facebook, lá em 2004, quando se chamava de “TheFacebook”, as ferramentas da rede social permitiam que você soubesse quem estava solteiro na faculdade de Harvard. Mark Zuckerberg com apenas 20 anos, criou o programa com Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin.

Em 2006 a página saiu do âmbito universidades para conquistar um público maior e a conta poderia ser criada por qualquer pessoa a partir 13 anos de idade. A quantidade de usuários cresceu metaforicamente – cerca de 12 milhões – e o visual se tornou mais parecido com o de hoje com a criação do “feed” e o visual azul com o fundo das páginas em branco.

Em 2008 a rede social se tornou a maior de todas, batendo o Myspace, com 100 milhões de pessoas conectadas. Nesse mesmo ano foi lançado o bate-papo e adicionados novos idiomas, como o português brasileiro. Parece difícil de acreditar que demorou tanto, mas o querido botão “curtir” surgiu apenas em 2009. Em 2010, o Facebook já atingia 500 milhões de usuários quando aproveitou para fazer uma limpeza no visual e ativou a marcação de amigos.

No ano de 2012, o sucesso só aumentou: o Facebook comprou o aplicativo Instagram e a linha do tempo tornou-se obrigatória, inclusive para empresas. Foi nesse mesmo ano que a rede social começou a exibir anúncios entre as publicações de amigos e de páginas que o usuário seguia. A esperteza traduza em números? 85% dos US$ 3,7 bilhões que o Facebook arrecadou vieram da publicidade. O numero de usuários alcançava um bilhão.

Veja o infográfico completo dessa evolução feito pela empresa irlandesa de marketing DPFOC:

Gostou? Compartilhe: