Google reúne arte urbana em uma galeria virtual

Google reúne arte urbana em uma galeria virtual / Foto: reprodução

Dificilmente o Google vai lhe deixar na mão em alguma busca. Porém, nem tudo pode ser encontrado com a ferramenta. Por isso, ela está sempre se renovando e inventando novas formas de fazer você participar. A novidade da vez é o Google Street Art Project.

O projeto lançado no dia 24 de junho, em Paris, é um banco de dados criado pelo Instituto Cultural Google, reunindo mais de quatro mil obras em uma galeria de arte urbana totalmente virtual. A base reúne obras de arte criadas em espaços públicos de diversas cidades mundo afora.

A construção do acervo do Street Art Project contou com a ajuda de usuários da ferramenta, de fotos tiradas pelo Google Street View e de materiais dos próprios artistas. Além de imagens da produção mais recente, no site você encontra vídeos e alguns antigos trabalhos de destaque, como o mural 5Pointz, em Long Island, nos Estados Unidos, ou a torre Tour Paris 13, na França. Do Brasil, um dos mais famosos do acervo é o mural da dupla Os Gêmeos, grafitado na Avenida 23 de Maio, em São Paulo.

A iniciativa reúne os trabalhos para alcançar mais pessoas, e ainda propõe um debate sobre temas como a comercialização da arte de rua e os diretos autorais das obras.

 

 

Gostou? Compartilhe: