Hiato – A divisão de classes dentro do shopping

Hiato – A divisão de classes dentro do shopping / foto: reprodução

Os casos recentes de pessoas sendo barradas em shoppings têm gerado discussões ferrenhas nas redes sociais. E é sobre esse tema que está em discussão o documentário Hiato, lançado em 2008.

Em agosto de 2000, um shopping do Rio de Janeiro foi visitado por um grupo de pessoas sem-teto e moradores de favela. O episódio, que seria apenas um passeio, transformou-se em uma manifestação, uma espécie de luta pelo direito de adentrar as lojas. Acompanhado pela imprensa, o grupo ficou protegido da polícia, que pretendia impedi-los de chegar ao shopping de Botafogo ainda no caminho traçado pelo ônibus. Uma barreira de segurança foi formada dentro do shopping, tentando expulsar as pessoas do local. Mas eles não reagiram e seguiram transitando pacificamente pelo centro de compras.

O episódio obteve tanta repercussão, que segue sendo discutido até hoje. Em uma época de proibições de entradas em shoppings por causa da aparência humilde, o pertinente documentário insiste na questão, também levantada pela professora de comunicação social, Ivana Bentes, em entrevista no filme: “Por que eu tenho que me vestir de uma certa maneira para ir ao shopping? Onde está essa regra invisível?” Vale a reflexão e o debate sobre o que queremos em sociedade e por que fazemos o que fazemos.

O curta-metragem é a recuperação de imagens e entrevistas sete anos depois do episódio. Veja Hiato na íntegra:

Gostou? Compartilhe: