Last Call – Documentário de brasileira resgata a cena musical da Nova York dos anos 90

Last Call - Documentário de brasileira resgata a cena musical da Nova York dos anos 90 /  foto: reprodução

O começo da internet, o começo da DJ culture, da globalização da moda, música, enfim a dissipação facilitada das diferentes culturas: tudo isso marcou os anos 90 em Nova York. As novas tecnologias estavam desabrochando como sementes e o mundo deu aquela bela e conhecida agregada cultural, a margem perfeita novos experimentos musicais que marcaram a década.

Da visão, nasceu em Ruth Slinger a ideia de registrar a evolução da música em sua essência na Nova York dos 1990. O documentário batizado de Last Call cumpriu a missão. Todo montado com imagens feitas por Ruth Slinger enquanto ela morava e trabalhava em Nova York com seu irmão Carlos “Soul” Slinger, (DJ, produtor e agitador cultural, entre outras cositas más), o filme foi sugestão de um amigo de Ruth. Com o objetivo traçado, ela foi a N.Y. e fez mais algumas imagens e entrevistas durante oito dias em 2013.

A colagem é a reconstrução da cena nova-iorquina com participações pra lá de especiais, como o DJ Moby, Chloë Sevigny, DJ Spooky, Frankie Knuckles, Dee-Lite e outros personagens anônimos. Uma tentativa bem-sucedida de reconstruir com fidelidade o que estava rolando, principalmente no cenário musical daquela época, que ganhou uma turbinada com a chegada da internet, mp3 e implantação da DJ culture, mixtapes e samples.

Aqui você pode assistir ao filme na íntegra:

Gostou? Compartilhe: