“Loving Vincent” contará a vida do gênio através de pinturas animadas

“Loving Van Gogh” contará a vida do gênio através de pinturas animadas / foto: reprodução

Um dos projetos mais ambiciosos do cinema encontra-se em crowdfunding e pretende contar a história do pintor Vincent Van Gogh através de uma animação feita de telas, pintadas uma a uma. Uma loucura que está prestes a virar realidade.

Parte da grandiosidade do projeto está nos números divulgados até agora: serão 40 artistas profissionais envolvidos na produção de 56.800 telas relativas às obras de Van Gogh, para gerar a sequência de imagens que completará a animação.

A homenagem batizada de Loving Vicent será produzida pelo estúdio Break Truth Films, responsável pela animação Pedro e o Lobo, ganhadora de um Oscar em 2008. O filme contará a história de vida e intrigante morte de um dos maiores gênios da pintura. Nele, os personagens retratados pelo impressionista em seus quadros ganharão vida e ajudarão a construir a narrativa. O enredo será construído a partir das mais de 800 cartas que o artista escreveu, analisando questões não respondidas, como o mistério de sua violenta morte.

Para a realização de cada cena de Loving Vincent foram criadas estações de produção de telas, os chamados PAWS (Painted Animation Work Station), que distribuem lado a lado, quatro pintores produzindo telas e usando a animação como referência. Parte dos custos de produção está sendo captado pelo Kickstarter, meio pelo qual também está sendo divulgado o processo de concepção e produção do longa. A arrecadação, que pretende atingir 75 mil libras, já ultrapassou 16 mil desde o seu início de captação, há nove dias.

Van Gogh teve uma vida intrigante. Embora tenha vendido apenas um quadro durante sua vida, as atitudes também marcaram sua existência: ele cortou a própria orelha, lutou contra uma doença mental e tornou-se um pioneiro da arte moderna, eternizando assim seu nome no mundo das artes.

Veja o vídeo de divulgação do projeto e saiba mais sobre como será o filme:

Gostou? Compartilhe: