Música é descoberta em pintura “Jardim das Delícias Terrenas”, de Bosch

Música é descoberta em nádegas de homem no inferno do “Jardim das Delícias Terrenas” foto: reprodução

O quadro “Jardim das Delícias Terrenas” do artista Hieronymous Bosch é uma obra do ano de 1504. A pintura descreve a história do mundo a partir da criação, apresentando o paraíso terrestre e o inferno nas asas laterais. E o que uma música tem a ver com isso?

Um belo dia, apenas seiscentos anos depois, alguém resolveu analisar o que havia nas nádegas de um dos personagens da lateral direita, onde seria um dos infernos. Percebeu-se lá uma partitura de música impressa no corpo do homem. Então, uma estudante universitária chamada Amelia foi a primeira pessoa a tentar tocar a misteriosa canção perdida no meio do quadro. E não é que saiu música, mesmo?

“Outro aluno da OC e eu estávamos vendo a pintura uma noite. Percebemos, para a nossa surpresa, uma música escrita na parte posterior de um dos personagens, em uma área que é fácil passar despercebida. Decidi transcrever em anotações modernas, supondo que a segunda linha é em C, como era comum para os cantos da época”, explicou Amelia. A garota postou em seu tumblr a música tirada das nádegas do homem no inferno de Bosch. Escute aqui a descoberta surreal!

Gostou? Compartilhe: