Os apelidos das seleções da Copa, por Cristiano Siqueira

seleçoes-capa

A Copa já começou e as seleções participantes estão dando um verdadeiro show de bola, a começar pelo número impressionante de gols marcados até o momento. A tradição e a história de cada seleção, além e todas as cores prestígio, também levam consigo apelidos carinhosos que a própria torcida adotou com o tempo. Pensando nisso, o designer brasileiro Cristiano Siqueira criou uma série de ilustrações dos times que disputam o Mundial, com seus craques e respectivos apelidos.

Em parceria com a ESPN, o designer criou as ilustrações das 32 seleções participantes, como a de Portugal, que leva a imagem de Cristiano Ronaldo e o apelido de “Seleção das Quinas”. O nome surgiu em referência aos cinco escudos e cinco pontos dentro de cada escudo na bandeira do país.

França e a Itália têm apelidos de mesmo significado: ”Bleu” e “Azzuri”, que significam “azul” nas respectivas línguas. No caso da França, o apelido foi determinado pela cor predominante no uniforme da seleção. Já para os italianos, o azul era a cor da Casa de Savoy, que unificou a Itália em 1861.

Não há surpresa na imagem de Neymar representando o Brasil com o apelido “Seleção”, apenas. Informalmente, o time é chamado assim pelos torcedores, como pode ser chamada qualquer outra, hummm… seleção. O que leva a um questionamento importante: teria o apelido “Seleção Canarinho” virado algo demodê?

Conheça os apelidos de algumas das 32 seleções da Copa e o restante aqui.

Brasil

Croácia

Camarões

Espanha

Holanda

Chile

Costa do Marfim

Japão

Uruguai

Inglaterra

Itália

França

Argentina

Nigéria

Alemanha

Portugal

Bélgica

Gostou? Compartilhe: